About Me

Entrevista aos Humanart


São vinte anos de actividade no campo do Black Metal. Um longo percurso, recheado de peripécias, que os Humanart vão celebrar no próximo sábado, um de Setembro, no Metalpoint, no Porto. Para lá do grupo de Santo Tirso, participam ainda os Balmog e Anifernyen. A Metal Imperium fez questão de falar com JJ, fundador do grupo e guitarrista.






M.I. - Vinte anos, faz-nos um balanço!
Demasiado tempo para as condições que o nosso país proporciona a quem abrange a área da música/metal/vertente extrema do metal, Black Metal, no entanto um imenso orgulho no que criamos e no público que sempre nos apoia. É preciso ser um pouco louco mas às vezes certos episódios fazem com que valha a pena a nível de realização pessoal e isso é o mais importante.

M.I. - Esperavas percorrer um caminho tão longo quando começaste?
Sim, tinha essa consciência pois quando me meto em algo é para ir até ao fim, não há cá meias medidas, só que pensava que o caminho não seria tão cheio de buracos.

M.I. - Há uma certa resiliência em Humanart, depois das saídas iniciais, do tempo que algumas coisas levaram. Onde encontras motivação?
É complicado pois aqui na zona não há muitos músicos do estilo e por isso às vezes torna-se preocupante, mas não há volta a dar, quem quer luta pela causa e com mais ou menos trabalho vamos fazendo a manutenção da “equipa”.

M.I. - Apesar de tudo, os últimos anos, tem sido até os mais activos, como explicas isso? O line-up certo? Mais oportunidades?
É o reflexo de já manter um certo nome na cena nacional e de fazermos com que cada trabalho seja a evolução do anterior, nunca nos repetimos mas dentro de uma coerência estilística mantemos uma sonoridade própria nunca descartando as raízes do Black Metal tradicional.

M.I. - O que podemos esperar desta festa de 20 anos?
Três boas bandas com álbuns novos na forja ou já em apresentação, muitos amigos, fãs e curiosos. Será apresentado um tema do novo álbum de Humanart que irá começar a ser gravado passado duas semanas, o bilhete incluirá merch a preço de saldos, e no fim bolo e Champagne.

M.I. - Como estão as coisas quanto ao novo disco, o que podes adiantar?
O álbum com o título «(Further) Into the Dephts» será gravado nos Hanuman Studios (Bruno Silva), com Art-work por Gustavo Sazes (Morbid Angel, Machine Head, Arch Enemy, etc…), terá distribuição por parte da Ultraje e será masterizado num dos produtores de maior renome da cena Black Metal a nível mundial…surpresa!!!

M.I. - Quem integra a actual formação?
A banda actualmente é composta por:
JJ - Lead Guitar; Sathronus – Vocals; Fareal - Rhythm Guitar; Leyak - Bass (guest); Njiord - Drums (live). 

Obrigado pelo apoio e até breve!


Entrevista por Emanuel Ferreira