About Me

Rammstein - Guitarristas beijam-se em palco contra a lei anti-LGBTI russa


Sim, está a ver bem. Na imagem, captada por um dos vários fotógrafos amadores no Estádio Luzhniki (Rússia), estão os dois guitarristas dos Rammstein, Paul Landers e Richard Z. Kruspe, a beijarem-se em palco, durante a actuação da banda alemã em solo russo. A razão é simples: protestar, com uma atitude simbólica, contra a lei anti-LGBTI aprovada em 2013.

A lei supra-mencionada diz que "as pessoas que demonstrarem comportamentos que promovam a homossexualidade, poderão ser presas". No fundo, os russos que tiverem este tipo de comportamentos serão multados e os estrangeiros - o beijo aconteceu na música "Auslander", que quer dizer "Estrangeiro" - serão imediatamente presos e, de seguida, deportados.

Já durante esta digressão, no início deste mês, os Rammstein fizeram algo semelhante, mas na Polónia. Os alemães surpreenderam os fãs com a presença de bandeiras polacas lado-a-lado com as que tinham o tradicional símbolo do arco-íris, quando, a certa altura dos espectáculos, cumpriram a tradição de andar nos barcos insufláveis, por cima da multidão.

Vídeo do momento que falámos, na Polónia:



Por: Carlos Ribeiro - 31 julho 19