About Me

Entrevista aos Dark Forest

Quatro anos passaram entre estes dois álbuns ("Beyond the Veil" e "Oak, Ash & Thorn"). Conversamos sobre o significado do nome da banda, o processo de composição e a música em si. Explicaram quais foram as principais influências (culturalmente falando) e a relação entre os seus antecessores e o ambiente que os rodeava. Vamos saudar esta banda da melhor forma possível.


M.I - Olá. Obrigada por responderes a algumas das nossas perguntas. Podes apresentar a banda?

Dark Forest é uma banda de heavy metal tradicional da Inglaterra, formada em 2002 e inspirada no folclore, mitologia e história. Os membros são Josh Winnard nas vozes, Christian Horton, Pat Jenkins nas guitarras e Adam Sidaway na bateria.


M.I - Vocês vêm do Black Country, que é uma área de West Midlands, Inglaterra, Oeste de Birmingham. O País Negro, durante a Revolução Industrial, tornou-se uma das partes mais industrializadas do Reino Unido, devido às suas minas de carvão (nas florestas), fundições de ferro e siderúrgicas e, por esse motivo, a poluição do ar era alta. O vosso nome é uma referência a essa parte específica da História?

O nome não era especificamente uma referência ao Black Country. No entanto, embora a história e a herança da área sejam certamente algo que teve um impacto sobre a banda até certo ponto. Ficamos mais inspirados pela sua história anterior, antes de se industrializar, e referimo-nos ao folclore mais verde da região em algumas músicas. O nome foi originalmente pensado como um meio de capturar o tipo de atmosfera que queríamos criar, enquanto banda.


M.I - “Oak, Ash & Thorn” será lançado no próximo ano (Abril de 2020), através dos Hellfire Studios. Soará tão épico quanto os outros?

Absolutamente. De facto, este álbum parece ainda mais épico do que os nossos lançamentos anteriores. Todas as músicas de "Oak, Ash & Thorn" têm um nível acima de tudo o que já fizemos antes e a produção e a atmosfera geral do álbum representam cenas ricas e grandiosas.


M.I - Poderias contar-nos a ideia entre a letra e a música deste álbum?

Sempre temos que garantir que exista uma verdadeira união entre a letra e a música e, com este álbum, o processo de composição da música tende a funcionar. Primeiro com um título ou tema geral, depois a música e a letra. "Oak, Ash & Thorn" explora a relação que os nossos antepassados tinham com o seu ambiente natural. Aborda tópicos como a paisagem geo-mítica, a veneração da natureza e o animismo. Há uma atmosfera geral no álbum, tanto de um desejo de retornar a um mundo mais simples e mais ecológico, quanto de um desafio feroz à modernidade.


M.I - Entre "Beyond The Veil" e este novo álbum, o que podemos esperar (musical e liricamente falando)?

Em termos de letra, acho que "Oak, Ash & Thorn" é mais poético e talvez mais maduro em certo sentido, embora músicas como "Lore of the Land" de "Beyond the Veil" tenham abordado temas muito semelhantes. Eu acho que há mais continuidade entre as músicas desta vez e funciona como um álbum mais conciso. Musicalmente, eu diria que as novas músicas são algumas das melhores que já escrevemos, mas também são uma progressão natural do último álbum.


M.I - E entre estes dois álbuns, quatro anos se passaram. Porque é que vocês demoraram tanto tempo para gravar este?

Sim! Parece ser o período médio de tempo entre os álbuns para nós hoje em dia. Existe o facto de que as músicas têm um padrão muito mais alto do que inicialmente e, naturalmente, levam mais tempo para escrever, mas também temos os compromissos diários do trabalho e da família, que tenho certeza que entendes.


M.I - A cultura celta e o folclore são importantes no Reino Unido. Vocês tocaram instrumentos tradicionais para esse propósito? 

Para criar um certo ambiente. Cultura celta sim, mas também romana, saxônica, viking etc. Nós inspiramo-nos em toda a rica tapeçaria da nossa herança e folclore e esse aspecto é resumido perfeitamente na arte do álbum criada pelo Sr. Duncan Storr. De facto, o título "Oak, Ash & Thorn" é retirado da história de Rudyard Kipling "Puck of Pook's Hill", que trata do mesmo tema. Nós não tocamos instrumentos tradicionais, porque acho que isso levar-nos-ia muito longe na rota do “Folk Metal”. Sempre nos consideramos Heavy Metal e, se queremos criar uma atmosfera folclórica ou medieval, escrevemos nas melodias da guitarra. Nós temos teclados no álbum, que foram utilizados em orquestras de cordas. Isso adicionou uma bela camada de textura a certas músicas.


M.I - Na vossa página do Facebook, podemos ouvir um pequeno trecho de uma faixa, chamada “Heart of The Rose”. Qual será o nome do single, para nos apresentar este álbum e também terá um vídeo?

Sim. "Heart of the Rose" será a música final do álbum e é, de facto, uma faixa instrumental com o nome de um assunto incomum relacionado com missões psíquicas, que pode ser encontrada em algumas das obras de Andrew Collins e Paul Weston. Existem algumas opções para o single, mas ainda estamos a conversar com a editora sobre qual deve ser. Um vídeo também é algo que podemos fazer!


M.I - O que esperam conquistar com este álbum?

Se "Oak, Ash & Thorn" servir para trazer prazer e inspiração para as pessoas que o ouvem, então cumpriu o seu objectivo.


M.I - Agradecemos a tua paciência, parabéns e muito sucesso para este álbum. Alguma palavra final para os fãs e leitores da nossa webzine?

By wells and rills, in meadows green,
We nightly dance our heyday guise;
And to our fairy king and queen,
We chant our moonlight minstrelsies.

For English version, click here

Entrevista por Raquel Miranda