About Me

Fvnerak Fvkk - “Carnal Confessions” Review


Os Fvneral Fvkk são aquilo a que vulgarmente chamamos de projeto paralelo. Porém, começa a parecer normal que estas bandas supostamente “secundárias”, consigam surpreender, realizando trabalhos que por vezes conseguem ser ainda melhores do que os realizados naquelas de onde provêm os seus elementos. Foi o que aconteceu também neste caso.

Nos seus anteriores registos: “Lecherous Liturgies”, um EP de 2017 e na sua participação com essas 3 mesmas faixas para a coletânea “Solitude Vaults: 13 Years of Doom” em 2018, os Fvneral Fvkk já tinham despertado a curiosidade dos mais atentos. Este conjunto germânico, que conta com elementos de bandas como: Faulnis; Ophis e também Crimson Swan, conseguiu em “Carnal Confessions”, o seu primeiro Longa Duração, gravar cerca de oito temas que são doom metal puro.
Sendo uma banda composta na sua maioria por membros de outros agrupamentos, que se movem dentro do doom e black metal, é natural que essa herança seja sentida na sua música. Nem que seja ao nível da composição das letras, que se focam na religião, acusando-a, expondo-a à critica. As letras são, contudo, verdadeiras e sentidas, não havendo alusões a anticristos nem sacrifícios e magia negra, tema que já teve o seu tempo. Só de uma forma séria se poderiam abordar temas tão sensíveis como: os abusos sexuais cometidos por padres sobre menores; ou o aproveitamento e a exploração da fé por parte da própria igreja. O álbum está recheado de músicas bastante fortes, com riffs poderosos daqueles que só este género musical consegue oferecer. “Chapel of Abuse” é um perfeito exemplo do que acabei de referir. O doom metal, caracterizado como sujo, consegue aqui alguma frescura, não só nesta faixa, como em muitas outras ao longo deste álbum. 

Cada acorde de “A shadow in the Dormitory” fustiga-nos e quase o podemos sentir fisicamente. Mas não é só aí, também em “Alone with the Cross” sucede algo semelhante, com um final a fazer lembrar Candlemass. Segue-se “The hallowed Leech”, melhor faixa deste trabalho. A voz de Cinaedicus presta uma introdução muito valiosa a este tema, a que se seguem poderosos riffs de guitarra que mantêm a qualidade da música até ao seu final, compondo um desenho rítmico muito bom. Mesmo que não se seja apreciador de doom, dificilmente se consegue ficar indiferente a esta malha. Entramos no terço final do álbum e constatamos que ele perde um pouco de gás. Não é que as músicas finais não tenham qualidade. Elas apenas deixaram de ser muito boas, para passarem a ser “apenas” boas. Mas a média final continua a ser muito satisfatória.

Esqueçam o nome da banda, que é dos mais ridículos com que já me deparei e que afasta a curiosidade do público, ao invés de a atrair. O que é lamentável, pois os Fvneral Fvkk conseguiram com “Carnal Confessions”, um álbum de doom metal muito bom que merece ser escutado. A produção revela muita qualidade e nota-se que, em relação aos anteriores registos, a sua música evoluiu significativamente em todos os aspetos, sem terem por isso comprometido de alguma forma a sua identidade e o seu som inicial, ao qual parecem querer permanecer fiéis.

Nota: 9.1/10

Review por António Rodrigues