About Me

Reportagem: Mata-Ratos @ Sabotage Club, Lisboa - 26/12/2019


Não me ocorre banda melhor que os Mata-Ratos, para interromper o clima natalício que se apodera da maioria das pessoas nesta época do ano. O Sabotage Club foi da mesma opinião e convidou esta mítica banda punk para um concerto único, que tinha como lema “Pesadelo Depois do Natal”.

Não é só dizê-lo, há que fazê-lo também, e fazê-lo bem. O clima era propicio a isso. Os Mata-Ratos estavam entre amigos, numa casa que tão bem conhecem. Antes do concerto começar, era ver os elementos da banda em perfeita “cavaqueira” com o público que encheu o Sabotage nesta quinta-feira fria de dezembro. O Sabotage é também aquele tipo de sala que não fornece apenas espaço para o espetáculo, ela é parte integrante do mesmo.“Napalm na Rua Sésamo” foi o tema com que começaram a sua atuação e deu logo para perceber que iriam ser queimadas muitas calorias nesta noite. Mesmo antes do concerto ter início, havia já quem avaliasse se o palco reunia condições para a prática do stage diving, e logo no primeiro tema se pôs à prova essa viabilidade, com sucesso.

A noite era de festa e merecia ser celebrada. Mesmo a propósito, eis que surge o tema “Outra Rodada”, acompanhada de um pedido de mais cerveja para o palco. Cá em baixo também ninguém passou sede, de certeza. Miguel Newton pergunta “És um Homem ou és um Rato?” e deu-se início a uma sequência de clássicos que passaram por “Xu-Pa-Ki”, “C.C.M.”, “Ratos”, “Amor Eterno” e “Dança com a Merda”. Quem conhecer minimamente esta banda já pôde reparar que o álbum de 1990, “Rock Radioactivo”, continua a fornecer a maioria dos temas que preenche a setlist dos seus concertos. Mesmo tendo passado mais de um quarto de século, a sua música parece ser intemporal. Isso foi perfeitamente comprovado pela forma como os temas desta noite foram cantados por um público composto por jovens, e alguns já não tão jovens, apreciadores da música deste quarteto.
O palco foi partilhado com o público, assim como o microfone e quem quis, pôde deixar o seu recado a todos os presentes no Sabotage nesta noite. Seria impensável este concerto terminar sem que ouvíssemos “Raça Humana”, “Eu Tenho um Pobre” e a conhecidíssima “A Minha Sogra é um Boi”, cantada com fé por todos os presentes. 

Bastou uma banda nesta noite e uma hora de música para a tornar especial, havendo um clima de festa e boa-disposição, que sabemos ser o sinónimo de um concerto dos Mata-Ratos. Tudo contribuiu para isso e todo os presentes ficaram certamente satisfeitos, deixando-nos com a certeza de que o Natal é quando os Mata-Ratos quiserem.


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Sabotage Club