About Me

Jordablod - "The Cabinet of Numinous Song" Review


Idealizados em 2015, nesse mesmo ano o trio sueco edita um EP, que chama desde logo a atenção da Iron Bonehead. O ano seguinte vê, então, a edição do primeiro trabalho sob o selo da IB – a Demo “Promo 2016”. O primeiro longa-duração da banda veria a luz do dia em 2017 (“Upon my Cremation Pyre”) e o dia 24 de janeiro do corrente ano trouxe o novo trabalho: “The Cabinet of Numinous Song”.

O que podemos esperar deste novo trabalho?! Aqueles que conheceram a banda com o primeiro longa-duração sabem aquilo que a mesma apresentará: melodia, riffs catchy, uma escuridão envolta num ritmo contagiante. Não ignoram, de modo algum, a necessidade de atmosferas. Como referido, há uma larga quantidade de riffs catchy, o que considero soberbo, visto agarrar o ouvinte com tremenda facilidade. Lembrais-vos dos Tribulation e das capacidades que os mesmos têm de escrever aqueles hooks pesados e escuros mas, ainda assim, imensamente groovy! Poderá, assim de repente, soar um tanto ou quanto contraditório, aceito isso, mas não o negareis se lhes dereis uma oportunidade.

Realmente é surpreendente a quantidade de bandas boas e, arrisco dizer, originais/inovadoras, que a Iron Bonehead Productions tem soltado ao Mundo nos últimos anos. Estão de parabéns!

Jordablod… 7 temas, 7 temas são o bastante e aquele Intro de piano na “The Beauty of Every Wound”… e a entrada quase Rock n’ Roll, para pouco depois nos arrastar numa viagem quase Doom! Raios! Se isto não soa refrescante... Os vocais são, de início ao fim deste trabalho, imensos! Preenchem e dão vida e corpo às músicas, há Raiva e Desespero!

Os Jordablod tocam, afinal, o quê?! Música, música Pesada/Extrema. Descreve, correctamente, a banda?! Não completamente… mas não será isso bom?! Estamos perante algo que foge a rótulos – ainda que haja aqui Black Metal e até mesmo Death Metal – e não se define única e exclusivamente como somente A ou B. O trabalho de bateria dá uma base para que os restantes músicos possam arriscar múltiplos caminhos… há ali rede e garantias de sucesso! Ritmos tribais intercalados com pedal duplo!

Tribulation será, com as devidas diferenças, o tipo de besta no qual estes Jordablod melhor se encaixam. Para estes músicos não há limites para a criação!

Nota: 8/10

Review por Daniel Pinheiro