About Me

Metallica - Kirk Hammett afirma que não fez diferença processar a Napster


Recordam-se da polémica que envolveu os Metallica e a plataforma Napster e que muita tinta fez correr há 20 anos? Não adiantou muita coisa. Pelo menos, é essa a opinião de Kirk Hammett manifestada numa entrevista concedida ao podcast Let There Be Talk:

"O mais surpreendente agora é que - naquela época, as pessoas diziam: 'daqui a 20 anos, olharemos para trás e diremos: Porra! Fizemos o mais acertado!' Mas quando as pessoas diziam naquela época que faríamos realmente a diferença? Nós não fizemos a diferença - não fizemos a diferença. Aconteceu. E não conseguimos impedir isso, porque essa tendência que afundou a indústria discográfica foi maior do que qualquer um de nós.

"Não houve forma de impedir isso. Foi uma coisa perfeitamente humana que acabou por acontecer; e o que aconteceu foi que, de repente, era mais conveniente obter música e menos conveniente pagar por ela. E aí está. Para mim, foi uma espécie de fator de nivelação. De repente, todos nós regressámos à época dos trovadores, onde a única fonte de rendimentos dos músicos é tocar. E é assim hoje em dia - exceto que muitas bandas não tocam, elas carregam no 'play' ou algo assim.

"Mas há muitas bandas que realmente tocam os seus instrumentos e precisam de tocar para continuarem a ser uma banda e sobreviverem. E isso é fixe, porque separa realmente quem quer fazer isso de quem está aqui apenas para a pose. Ver-se-á quem tem paixão por isso e quem realmente gosta da arte e, em seguida, ver-se-á quem não tem paixão por isso, mas sim pelo negócio.

"Talvez as coisas possam mudar. Talvez, de repente, as pessoas comecem a preferir CD ou qualquer formato que esteja disponível agora. Ninguém sabe. Tudo mudou tão rapidamente naquela época. Também poderia mudar rapidamente agora."

Por: Bruno Porta Nova - 24 janeiro 20