About Me

Living Tales - “Mirror” Review


Cerca de oito anos depois, os Living Tales surpreendem com um novo álbum. Com uma formação renovada, este quinteto conta agora com a forte voz de Silvia Bellora, entre uma série de outros novos elementos. O resultado promete e, para o comprovar, temos aí este "Mirror", que tem um conjunto de temas heavy metal sinfónico muito interessantes.

A primeira faixa, “The Curse”, é um excelente cartão de apresentação para este álbum. Música forte, com melodia na dose certa e um ritmo que nos agarra. Conta ainda com a participação de Miguel Inglês, dos Equaleft, sempre disponível a emprestar a sua voz a outros projetos. Continuando a escutar "Mirror", não podemos ignorar que a qualidade dos temas se mantém. Imagino que tenha sido dificil escolher uma faixa para single de avanço, tal a qualidade e riqueza das composições, mas ela recaiu sobre “Mirror Cage” que teve até direito a um vídeo.

Chegamos a “Despotism of Souls” e somos brindados com outra surpresa. Agora é a vez de Fernando Martins dos Web emprestar a sua voz a este tema. A combinação que surge entre a sua voz e a de Silvia resulta muito bem. Eles também parecem ter tido a mesma opinião e repetiram e experiência mais à frente, no tema “The Man Who Would Be King”, mas entre essas duas malhas somos convidados a escutar ainda um tema instrumental. “Delusional Mind”, que traz ao de cima toda a qualidade dos músicos desta banda do Porto e o saudável despique entre a guitarra de Luís Oliveira e
as teclas de Paulo Silva, faz-nos lembrar aqui e ali os Dream Theater.

Muita fantasia nas letras das canções que compõem este álbum, tal como seria de esperar. Uma autêntica viagem ao longo destas nove faixas que não parece ter pontos baixos, provando que também no metal sinfónico, progressivo se quiserem, temos bandas muito interessantes em Portugal, que merecem a pena ser descobertas. Os temas não se tornam repetitivos e embora o cunho dos Living Tales esteja presente em todas as malhas, todas elas têm também algo único a oferecer.

"Mirror" encerra com o tema “Illusions of Happiness”. Mais um tema forte, com bastante qualidade que só vem provar a homogenia existente ao longo de todo este trabalho. Infelizmente, dada a situação complicada que o país atravessa, o concerto de apresentação deste álbum, que estava agendado para o dia 14 de março, no Caneças Bar em Paços de Ferreira, teve que ser adiado. Vamos aguardar com muita ansiedade que tudo se resolva para, entre tantas coisas mais, possamos assistir à interpretação destes temas ao vivo. Até lá, podem sempre escutá-los nas plataformas habituais.

Nota: 8.7/10

Review por António Rodrigues