About Me

Nergal (Behemoth): "Tenho sido o alvo perfeito. As autoridades polacas perseguem-me"

A batalha entre Adam "Nergal" Darski e a igreja católica polaca ainda vai no adro, pois o líder dos Behemoth vai tentar munir-se de todas as armas para se defender daquilo que ele considera ser um atentado à liberdade de expressão artística. 

Recorde-se que no início deste mês anunciámos que Nergal foi condenado por um tribunal de Varsóvia por ofensa religiosa, depois de ter publicado nas redes sociais uma fotografia onde mostrava um pé sobre uma imagem da Virgem Maria.

Entretanto, o músico contestou a sentença, o que levou o caso a julgamento, encetando inclusive numa campanha intitulada "Ordo Blasfemia" - disponível para visualização abaixo - para arrecadar fundos de forma a suportar este "desafio legal".

Mais recentemente, Nergal explicou ao The Irish Times o motivo desta demanda judicial que pode implicar um registo criminal que o impossibilita de realizar digressões em vários países, caso aceite a sentença:

"Não creio que o público conheça os detalhes do nível de assédio pelo qual tenho passado. Está a tornar-se monstruoso e é uma onda crescente de censura e assédio. A cada semana, tenho de me apresentar na polícia e ir a diferentes audiências, e gastar uma fortuna com advogados e processos judiciais.

"Tenho sido o alvo perfeito. As autoridades polacas perseguem-me. Não é segredo que um oficial de acusação me tenha como o seu bode expiatório favorito. Ele segue a minha conta no Instagram. Já imaginaram isto? É uma loucura e não tem precedentes."

Por: Bruno Porta Nova - 26 fevereiro 21