About Me

Fernando Ribeiro, dos Moonspell, defende a participação dos Lacuna Coil no "L'Ultimo Concerto"

Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell, defendeu publicamente a participação dos Lacuna Coil no evento “ L’Utltimo Concerto”, que, numa transmissão virtual programada e gratuita, a 27 de fevereiro, contou com a presença de 130 artistas italianos que, com o propósito de destacar o futuro cada vez mais incerto da música, se apresentaram em palco, mas em silêncio.

Em declarações a Barbara Caserta, da Linea Rock, sobre o facto de alguns fãs dos Lacuna Coil se terem manifestado e mostrado frustrados com esta experiência, Fernando Ribeiro disse: “Eu entendo que os fãs, às vezes, não queiram dizer nada de mal ou ficar dececionados. Deceções acontecem todos os dias e as pessoas devem crescer e aprender que as deceções fazem parte da vida e que, por vezes, as bandas usam o poder e o alcance que têm para ajudar a sua comunidade. Por exemplo, aqui, em Portugal, fizemos quatro concertos em 2020 e apenas com a comunidade de músicos unida, a lutar contra o governo, consciencializando de que, entre confinamentos, se poderiam realizar estes concertos. Quatro concertos, para uma banda como os Lacuna Coil ou os Moonspell, não são nada, mas, no ano passado, foi tudo. Então, obviamente, apoio-os.”

“Eu entendo que nenhum homem ou mulher é uma ilha”, continuou. “Pertencemos a uma comunidade. Não podemos atuar sem a nossa equipa. Não nos podemos apresentar sem os nossos fãs. Não podemos atuar sem as salas de espetáculo. E as pessoas, se gostam de música, deveriam aproveitar esta oportunidade e entender que música não é só sobre bandas. Somos apenas o rosto de um corpo muito maior de pessoas. Obviamente, os Lacuna Coil, como grandes pessoas que são, queriam mostrar isso aos seus fãs e eu acho que, no final, quando tudo desabou, eles fizeram o mais certo. Estou muito orgulhoso deles. Mantiveram-se firmes e acho que é para isso que servem as bandas. Não somos apenas artistas, somos pessoas de carne e osso. Também precisamos de colocar massa na mesa. Então, acho que qualquer oportunidade para consciencializar é sempre uma grande coisa, e gostaria que mais bandas de metal o fizessem.”

“Na pandemia, a primeira coisa que os Moonspell fizeram foi não pedir dinheiro para si mesmos”, acrescentou Fernando Ribeiro. “Ainda tínhamos algum dinheiro da tour, mas levantamo-lo para arrecadar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Eles não tinham equipamento nenhum. Os nossos fãs juntaram-se e conseguimos algum dinheiro.”

“Há uma parte de que, muitas vezes, as pessoas não gostam. Mas acho que apenas fazer coisas como os Lacuna Coil ajudam a entender que a música é uma comunidade e não apenas fãs e bandas. Eles são o topo da comunidade, mas devemos defender todo o resto. Por isso, bravo!”

Organizada pela Assomusica, Live DMA, Arci e KeepOn Live, a campanha “L’Ultimo Concerto?” foi anunciada em janeiro, quando as salas de espetáculo começaram a partilhar imagens contrastantes, nas redes sociais, do ano em que abriram e de 2021, sugerindo que o encerramento, ainda que devido à pandemia, podia acabar por se tornar em algo definitivo.

Numa tentativa de conter a pandemia, entre março e junho de 2020, o governo italiano, ao restringir o movimento das pessoas, impôs um confinamento. Assim, museus e cinemas tiveram de encerrar as suas portas e todos os eventos culturais foram cancelados ou remarcados, provocando o desemprego de cerca de 300 000 pessoas.

Pela Napalm Records, “Hermitage”, o 13º álbum de estúdio dos Moonspell, foi lançado a 26 de fevereiro:

Por: Mafalda Torrinha - 23 março 21