About Me

Reportagem: Gaerea e Obsidian Circle @ Hard Club, Porto - 12/11/2021


Para celebrar cinco anos de percurso, os portugueses Gaerea resolveram criar um evento, apelidado de «Fifth Supper». Inseridos no acontecimento, os quatro espanhóis de Obsidian Kingdom. 

Colegas de editora da banda, trouxeram ao Porto um alinhamento em que pontuavam muito mais que temas do disco «Meat Machine», editado no passado ano. O seu post rock, assente em eletrónica, misturado com influências prog, revelou-se curioso, mas pouco adequado à noite. 
Antes, pelo corredor do Hard Club, era visível uma exposição de fans da banda, com temas alusivos ao grupo, mas as surpresas estavam reservadas para o palco. O grupo apresentou na íntegra os dois álbuns e o Ep de estreia, num concerto de quase duas horas e que superou aquilo que até à data o grupo tinha feito a norte. 
Dividido por três sets, um para cada disco, os trabalhos foram executados por ordem cronológica e de alinhamento. 
Para «Gaerea», duas personagens em palco, recriavam a capa. Este foi o mais enérgico dos sets e aquele que melhor resultou, por sinal. No segundo set, dedicado a «Unsettling Whispers», alguns problemas técnicos afetaram os primeiros temas, mas depois a máquina oleada voltou à normalidade. Com o terceiro ato, veio a apoteose, através da execução de «Limbo».
Sem dúvida a melhor atuação do grupo no Hard Club, até à data, e uma excelente forma de celebrar cinco anos de uma banda que passo a passo tem subido bastante e apostado numa carreira internacional forte.

Obsidian Kingdom set list: 
«Meat Star», «Last of the Light», «Mr. Pan», «Haunts of the Underworld», «Endless Wall», «Fingers in Anguish», «Ball-Room», «Cinnamon Balls», «Womb Of Fire», «The Polyarnik», «Black Swan», «Away/Absent», «The Pump»

Gaerea set list: 
Act I: «Santificato», «Final Call», «Pray to Your False God», «Through Time», «Void of Numbness»
Act II: «Svn», «Absent», «Whispers», «Lifeless Immortality», «Extension to Nothingness», «Cycle of Decay», «Catharsis»
Act III: «To Ain», «Null», « Glare», «Conspiranoia», «Urge», «Mare»

Texto por Free Bird
Fotografia por Emanuel Ferreira
Agradecimentos: Gaerea