About Me

Zurrapa – “O Triunfo dos Porcos” review

É sempre com enorme satisfação que recebemos música nova com selo Zurrapa. A boa disposição, essa, está garantida ao longo de todos os temas que compõe os seus trabalhos. Desta vez, a proposta que estre trio de punk roll de Viseu nos apresenta intitula-se “O Triunfo dos Porcos”, que poderá não ser estranho para alguns, sobretudo para quem se encontre familiarizado com a obra de George Orwell.

Tal como o escritor atrás referido, também os Zurrapa fazem critica à sociedade. É este o paralelismo que encontramos, mas ele termina aqui, pois se o primeiro o fazia de forma mordaz e irónica, os Zurrapa fazem-no de forma direta, sem filtros. Exemplo disso mesmo encontra-se no primeiro single retirado deste álbum, intitulado “Estou-me a Cagar (P´ra Vocês)”.

Com exceção do primeiro tema, que é instrumental, os outros pegam em assuntos importantes como a desigualdade social, os roubos de colarinho branco e a impunidade que vigora no nosso país, como em “Comilões de Merda”, ou “Esses Cães”. Mas como já havia referido, outras músicas são pura boa-disposição, tais como: “Elas Que Te Perdoem”, ou “Canabis No Meu Quintal”.

A juntar aos nove temas escritos propositadamente para este “Triunfo dos Porcos”, a banda decidiu (e bem), incluir o já conhecido “Pai Natal, O Putanheiro”, (tema com potencial para destruir os sonhos de qualquer criança) e também, o “Hino do União Micaelense” que também já não é propriamente uma novidade.
Depois de um ano em que não lançaram nenhum álbum, os Zurrapa surgem agora com o “Triunfo dos Porcos”, um trabalho que não engana ninguém, fiel à sonoridade a que já nos habituaram e que não vai defraudar todos os que seguem com atenção esta malta de Viseu. A festa de lançamento está agendada para o próximo dia nove de abril, na Fora do Rebanho – Associação Cultural, num evento que contará ainda com os Drunkards Noia e os Acesso de Raiva.

Nota: 8.1/10

Review por António Rodrigues