About Me

Reportagem: Process of Guilt - Apresentação de "Slaves Beneath the Sun" @ Musicbox, Lisboa – 20/05/2022

O lançamento de um novo álbum é um acontecimento sempre importante na vida de qualquer artista. Os Processo of Guilt fizeram questão de fazer a apresentação de "Slaves Beneath the Sun" em dois concertos: o primeiro deles no Musicbox, o segundo, no dia seguinte em Évora. A Metal Imperium esteve no da capital, para escutar ao vivo aquele que é o quinto álbum de originais da banda.

O negro era a cor dominante nas vestes de quem compareceu nesta sala lisboeta, certamente para estar alinhado com a sonoridade escura destes eborenses. Cinco anos se passaram desde o anterior trabalho, Black Earth e seis meses separam este concerto do anterior, realizado ainda em 2021, no festival Back to Back.

Os Process of Guilt parecem ter encontrado a sua sonoridade no álbum "Faemin". Cimentaram essa ideia com o seguinte, "Black Earth", o que os deixou com alguma margem para novas experiências e poderem ser ainda mais ambiciosos com este novo trabalho, sem, no entanto, fugirem àquilo que os tornou uma referência no underground nacional. A comprovar esta última ideia, referir a quantidade de público que fez questão de assistir a esta festa de lançamento e que quase encheu a sala.
“Demons” foi o tema escolhido para dar início a esta noite de música, eram 22h15. Ritmos pesados, em que cada acorde parece querer fustigar-nos, representando uma ideia de sofrimento e desespero - tal como a que constava na imagem de fundo -, os ingredientes continuam lá todos. Ao terceiro tema, uma visita ao álbum "Black Earth", com a música “Feral Ground”, comprovando que a homogeneidade com as anteriores existe. Assim como com as seguintes: “Victims” e a malha que dá nome ao novo trabalho, “Slaves Beneath the Sun”.

O álbum "Faemin" também se viu representado na setlist desta noite, mais uma vez, por um tema título. Pequenos intervalos que banda decidiu (e bem) fazer neste espetáculo de apresentação, que conduziram à visita de anteriores trabalhos. Este em questão, foi o mais aplaudido da noite. O concerto, que pareceu curto apesar dos seus 70 minutos de duração, continuou com “Breathe” e terminou com “Host”, mais dois temas fortes.

"Slaves Beneath the Sun" aparenta ser mais um bom trabalho dos Process of Guilt, a ser distribuído pela Alma Mater Books & Records, muito em breve e que não vai desapontar ninguém. Tal como o concerto desta noite: direto, onde a única comunicação entre os músicos e o público foi feita através da música, sem conversa entre os temas, no estilo a que a banda já nos habituou.

(ver mais fotografias do evento, aqui)


Texto por António Rodrigues
Fotografias por Daniela Jácome Lima

Agradecimentos: Process Of Guilt