About Me

Reportagem: Revenge Of The Fallen e Blame Zeus @ RCA Club, Lisboa - 14/05/2022

 


No passado dia 14 de Maio, a banda Revenge Of The Fallen apresentou finalmente, no RCA Club, em Lisboa, o seu primeiro álbum "Echo Chambers", que foi criado, gravado e produzido durante a pandemia. Para esta noite, que se adivinhava vir a ser preenchida por sons fortes e poderosos, intercalados por momentos mais calmos, foram convidados os Blame Zeus, que nos chegam do Porto, cidade invicta.

A noite começou um pouco morna, dado ainda estar a chegar pessoal ao recinto, mas breve a casa estava bem composta. Nota-se que o público dos Blame Zeus é mesmo um público diversificado. Tanto compareceram jovens, como pessoal mais velho, que envergavam merchandising da banda. Os Blame Zeus, como tantas bandas nacionais, não puderam fazer a tour de apresentação do seu terceiro álbum "Seethe" de 2019, tendo tido alguns concertos, mas devido à pandemia, viram-se forçados a parar as viagens pelo país. Começaram a noite por apresentar "How to Sucessfully Implode" do seu novo álbum. Sandra Oliveira, vocalista, aproveitou para agradecer o convite e agradecer ao público que compareceu, falando que estiveram por pouco para cancelar a vinda, dado que Paulo, o guitarrista se encontrava doente, mas que decidiram vir na mesma e dar o apoio necessário ao evento. A banda tocou somente com quatro elementos, mas Tiago, o outro guitarrista, deu o seu máximo para que tudo corresse pelo melhor. Seguindo a apresentação do álbum, nesta noite, a banda, além de trazer o seu material mais novo, ainda aproveitou para fazer uma viagem de nostalgia, trazendo três temas mais antigos, do álbum "Identity", sendo eles "The Apprentice", "Incarnate" e ainda "Falling of The Gods", que serviu para fechar a noite em grande. A banda aproveitou a oportunidade para dar a conhecer o seu mais recente membro, Bruno Branco, que assumiu o Baixo e que deu um enorme espetáculo, demonstrando que se encaixa perfeitamente nos Blame Zeus. A prestação destes portistas nunca desilude, saímos de lá sempre deslumbrados e com a sensação que soube a pouco. No final da apresentação o público ainda pediu bis, mas devido a imposição de horários rígidos, a banda não pode aquiescer e prometeu regressar noutra altura do ano.

Após a necessária paragem para troca de material, subiram ao palco as estrelas da noite, os Revenge Of The Fallen, que traziam na sua bagagem a apresentação integral do seu álbum de estreia "Echo Chambers". A banda terá aproveitado a paragem forçada de concertos ao vivo para produzirem este gema de metal alternativo. Após o tema introdutório e instrumental "#WeAreTheFuture", com os seus vocais sublimes, começaram a apresentação com "A Fine Day To Live". Perante uma sala bem composta de apoiantes, os ROTF energizaram a noite com os seus temas e sons alternativos, cheios de groove. Cláudio dos Santos tinha estampadas no rosto a alegria e emoção da banda, por finalmente poderem apresentar ao vivo um álbum tão desejado por eles. Os temas fluíram com muita facilidade e naturalidade, tanta que nem damos pelo tempo passar.  Existiram muitos momentos fortes ao longo da noite, com o temas como "Trapped" e ainda "Ilusão" - tema cantando em português e que encheu a sala de emoção - que o vocalista dedicou a todos os que compareceram para apoiar a banda.  No desenrolar da noite, com o tema "Mechanical Disease", um momento de brincadeira, sendo solicitado ao pessoal no público que se baixassem para depois todos darem um salto sincronizado com a banda. Foram dados os devidos agradecimentos pelos ROTF ao público e claro, também a nota de agradecimento ao RCA pelo constante apoio e a abertura de portas para a apresentação do álbum e ainda um grande e especial agradecimento aos Blame Zeus, por, apesar de todas as contrariedades, se terem deslocado a Lisboa para os apoiar numa altura tão importante. O espetáculo encerrou com o tema "Fall From You" que nos deixou com aquela vontade de voltar a escutar novamente todos estes temas ao vivo. Esta apresentação demonstrou a excelente evolução da banda que, certamente, irá abrilhantar mais salas pelo país e fazer com que os ROTF tenham, finalmente, o reconhecimento que sempre mereceram. Agradeço em meu nome e em nome da Metal Imperium o convite e a oportunidade de registar um momento tão importante na sua carreira.

(ver mais fotografias do evento, aqui)


Reportagem por Sabena Santos Costa
Agradecimentos: Revenge Of The Fallen