About Me

Reportagem: Viciously Hateful, Stay Away, Unexist e Bow @ RCA Club, Lisboa – 04.09.2022


Uma matiné promovida por uma parceria de respeito. Xxxapada F.F.C. e S.L.C. uniram esforços para presentearem o público da Capital com quatro bandas nacionais de luxo e com muitas cartas para dar no que diz respeito à música extrema.


Bastaram 20 minutos para que os Bow conquistassem o público presente no RCA. Este quarteto de Santa Cruz iniciou a sua atuação de forma pujante, descarregando temas do seu álbum Infectious Salty Assault. Punk hardcore de qualidade com direito a um tema novo, “Bad Apples” (que vai fazer parte do novo álbum a sair ainda este ano) e ainda “Territorial Pissings”, uma cover dos Nirvana.
 
 
Os Unexist já nos tinham dado uma imagem muito positiva no recente concerto dado no Pátio do Sol. Trata-se de uma banda jovem, com muito “sangue na Guelra”, que toca algo que eles apelidam de Simulation heavyweight. Com dois vocalistas sempre ativos e um “irrequieto” baterista, os Unexist deram continuidade ao que os Bow haviam iniciado, ou seja, manter toda a gente a mexer, principalmente aqueles que permaneciam em frente do palco. A banda agradeceu o convite para atuar pela primeira vez naquela sala e tocou uma cover dos Deftones, “Engine nº9”, para logo depois apresentar o seu mais recente single, “Atlas”, que talvez por isso mesmo tenha tido uma “partida em falso”.

Os Stay Away foram talvez a banda da noite. Hardcore puro e duro, diretamente da zona centro, com muito orgulho. A banda ainda vinha cheia de pedalada pelo concerto dado na véspera na região de Santarém e estava igualmente satisfeita por este concerto mais a sul. “No Safe Place”, o tema que foi alvo do primeiro vídeo da banda fez parte do lote de músicas interpretadas nesta tarde de festa para os amantes do género. E foram muitos os que por esta altura marcavam presença no RCA e que certamente não se sentiram defraudados com a atuação dos Stay Away. Sempre muito comunicativo, o vocalista não teve problemas em dividir o microfone com convidados que subiram ao palco para cantar temas do E.P. The End is Near.

Faltavam os cabeças de cartaz deste evento. A celebrarem cinco anos enquanto banda, os Viciously Hateful montaram um espetáculo onde iriam figurar muitos convidados. A banda deu início à sua atuação heavy hardcore com “Kharma” e não foi preciso esperar muito para que Lucas Bishop, vocalista dos Downfall of Mankind subisse ao palco e se juntasse à festa. Logo depois foi a vez dos dois vocalistas dos Unexist entrassem também em palco para interpretarem “Cold Survival”. O palco começou a parecer pequeno para tantos músicos e os microfones não eram suficientes, nada que importasse quem os escutava cá em baixo. “Eye For na Eye”, o mais recente single, saído dois dias atrás teve direito a ser apresentado, assim como “Faces of Death”, um tema que ainda não foi gravado.

Concerto terminado pelas 19h45 e que foi o culminar de uma tarde muito bem passada. Daquelas que fazem falta ao underground nacional. O público gosta e diz presente a estes eventos que são fruto da parceria já referida no início desta reportagem. Venham mais.

(ver mais fotografias do evento, aqui)


Texto por António Rodrigues
Fotografia por Rita Almeida

Agradecimentos: First Five Core