About Me

Reportagem: Brujeria, Holocausto Canibal e Besta @ RCA Club, Lisboa - 10.12.2022



Após algumas incertezas no que à realização deste evento dizia respeito, acabou por surgir a confirmação que o mesmo poderia ser realizado em segurança (de relembrar que uns dias antes, o RCA Club teve de cancelar eventos por motivos de segurança, dadas as fortes chuvadas que se faziam sentir durante a semana).

No exterior abundava a chuva e o frio, no interior abundava o número de pessoas e o calor humano. Casa cheia (era praticamente impossível andar lá dentro) para ver um cartaz composto por 3 excelentes bandas, e com a organização a cabo da Hell Xis Agency, que não deixaram qualquer crédito por mãos alheias. Se lá fora só se ouvia a chuva cair, no interior do RCA fazia-se sentir uma espetacular atmosfera onde quase que era possível ver a eletricidade que pairava no ar.

Ambiente fantástico logo de início, com o público a mostrar que não estava ali apenas para o headliner, mas também para as bandas de suporte. A noite começou com uma devastadora atuação dos Besta, um dos maiores nomes do grind em Portugal. 30 minutos sempre a abrir e que deixaram logo bem claro aquilo que se poderia esperar no resto da noite.

Seguiram-se os Holocausto Canibal, banda que infelizmente já não via atuar há mesmo muito tempo e que (não por essa razão, mas sim por serem verdadeiramente fantásticos) não deixaram nada a dever à banda mais esperada da noite. 45 minutos a debulhar o público presente e que não deixaram qualquer dúvida relativamente ao facto de estarmos a assistir a um dos melhores cartazes do ano.


Para o fim ficou a cereja no topo do bolo. A última vez que os Brujeria tinham estado em Lisboa (e também no RCA) foi em 2018, ainda antes da pandemia, o que deixava a sensação de ter sido há uma eternidade. E a banda mexicana proporcionou aos presentes muito mais do que aquilo que – provavelmente – seria esperado. Uma atuação verdadeiramente fantástica, onde não faltaram os maiores clássicos da banda, tais como “Matando Gueros” e “Marijuana” (que encerrou a atuação da banda). 
Uma curiosidade que merece destaque foi o facto de a meio da atuação dos Brujeria, ainda haver gente à porta à procura de bilhete, o que só demonstra que este foi um evento com uma procura enorme. Sem dúvida uma das melhores casas que já se viu no RCA Club (tanto em número de presentes, como o ambiente que se vivia lá dentro).

Parabéns às bandas, à organização e ao espaço por terem dado conta do recado numa noite que tinha tudo para afastar as pessoas da porta de saída de casa. Horários cumpridos ao milésimo de segundo, som espetacular e sem qualquer incidente. Uma noite de excelência!


Texto por Ricardo Moita
Fotografias por Rita Almeida
Agradecimentos: HellXis