About Me

Reportagem: Deez Nuts, The Acacia Strain, UnityTX e Brothers Till We Die @ RCA Club, Lisboa - 16.02.2023



O RCA foi palco do regresso dos Deez Nuts a Portugal, pela mão da Amazing Events, no passado dia 16 de fevereiro. Uma casa muito bem composta para um dia de semana.

Mas falando então da primeira banda - Brothers Till We Die – também se trata de um regresso a Portugal do madrilenos. E mesmo tendo estado cá há relativamente pouco tempo, notou-se que deixaram saudades no público, já que foram uma das bandas mais cantadas e aplaudidas da noite. Hardcore Beatdown como manda a lei, com vozes pesadíssimas e break downs que deixam marca nos ossos. 


Seguiram-se os UnityTX, banda de hardcore/hip-hop vinda diretamente de Dallas (Texas) e que certamente seria aquela mais desconhecida entre a grande maioria do público presente. Instrumental pesado com o vocalista Jay Webster a cantar rap por cima. Uma banda a fazer lembrar um pouco o inicio de carreira de Body Count, também com uma enorme influência de hip-hop.

Segue-se então aquela que, muito provavelmente (dado todo o burburinho que se fazia escutar), era a banda mais aguardada da noite: The Acacia Strain. Formados em 2001 e vindos diretamente de Massachusetts, esta banda de deathcore não deixou créditos por mãos alheias e o prémio de melhor atuação da noite é inevitavelmente para eles. O publico cantou, saltou, fez mosh, acompanhou o vocalista, o vocalista acompanhou o público… bonita simbiose entre o que se passava em cima do palco e cá em baixo junto ao público. 

Para o fim ficaram os Deez Nuts, banda australiana de hardcore e que também regressaram a Lisboa (e ao RCA). Atuação pautada por alguns problemas técnicos, mas que rapidamente se resolveu e o concerto correu na perfeição. Um concerto de hardcore como se gosta, mosh, circle pit, two-step e uma excelente atmosfera e energia no pit. 
Apesar de a malta ter aderido bastante e o senso comum dizer que os Deez Nuts seriam os cabeças de cartaz (e foram!), creio que os The Acacia Strain merecem uma palavra de apreço tanto pela atuação como pela forma com que interagiram com o público presente. Uma energia fantástica por parte dos membros da banda e 100% correspondida pelo público.

Mais uma aposta ganha da Amazing Events que continua a trazer excelentes bandas a Portugal e a proporcionar noites destas!


Texto por Ricardo Moita
Fotografias por Rita Almeida
Agradecimentos: Amazing Events