About Me

Entrevista aos On Thorns I Lay


Há trinta anos, os On Thorns I Lay iniciaram a sua carreira a tocar uma forma de death/doom metal muito melódica e com influência gótica. Esta banda grega foi subvalorizada durante muito tempo, mas não perdeu a esperança e agora parece estar no seu auge. A Season of Mist contratou-os e eles, recentemente, lançaram o seu décimo e autointitulado álbum. O Christos Dragamestianos conversou com a Metal Imperium sobre o último lançamento e os planos da banda para 2024.

M.I. - Em primeiro lugar, muito obrigado pelo teu tempo para responder às nossas perguntas. Obrigado também pela ótima música!
Em outubro, a banda lançou o seu autointitulado décimo álbum. Por quê ter um álbum autointitulado agora? A maioria das bandas faz isso quando lança o primeiro ou segundo álbum. A maioria das bandas usa uma faixa para nomear o álbum, mas isso não aconteceu aqui. Não há nenhuma faixa intitulada “On Thorns I Lay”.

Obrigado pelas tuas palavras gentis. Este é de longe o nosso melhor disco nos nossos 30 anos de carreira e queríamos gritar isso o mais alto que pudéssemos.


M.I. - O novo álbum foi lançado numa sexta-feira, 13 de outubro. Muitos pensam nas sextas-feiras 13 como dias de azar, enquanto outros as adoram... esta data foi escolhida aleatoriamente?

Não; não acreditamos nessas coisas. Na verdade, estamos muito confiantes com o nosso novo álbum. Estamos muito otimistas e a data de lançamento foi escolhida aleatoriamente, claro.


M.I. - Conta-nos mais sobre o conceito por trás deste álbum. É um álbum conceitual de alguma forma? Que temas abordam?

Não é um álbum conceitual, mas trata da maneira como nos sentimos vivendo no mundo hoje em dia. Estamos muito pessimistas quanto ao futuro da humanidade. Tudo o que se vê todos os dias tem a ver com guerras, matanças, miséria, morte, destruição ambiental, etc. Ainda estás otimista?


M.I. - O álbum inclui 6 faixas e vocês lançaram 3 singles “Newborn skies”, “Fallen from grace” e “Thorns of Fire”... é uma boa estratégia de marketing, considerando que restavam apenas 3 faixas para os fãs ouvir? Quem toma estas decisões?

Sim; acreditamos que a estratégia de lançamento antecipado de single é uma abordagem estratégica moderna. Estamos de pleno acordo com a nossa editora e, no futuro, tentaremos lançar mais singles antes da data de lançamento do próximo álbum.


M.I. - Normalmente os singles revelados antes do lançamento do álbum são algumas das faixas mais fortes. Na tua opinião, qual é a faixa mais forte do álbum?

Eu escolheria “Thorns Of Fire”, por ser a faixa mais representativa do nosso estilo musical atual.


M.I. - As críticas e reações aos singles foram esmagadoras. Quão feliz ficaste? Quão confiante estavas neste material?

Nós sentimo-nos muito confiantes com o nosso novo álbum. A nossa música é pura. Tentamos ter uma produção sonora moderna. Mas, acima de tudo, as nossas músicas vêm do coração.


M.I. - As capas dos álbuns da banda têm sido muito diferentes umas das outras... esta abraça influências góticas. Qual é a conexão da capa de “On Thorns I Lay” com as faixas do álbum?

Em relação à capa, enfrentamos muitas dificuldades, pois trocámo-la três vezes. Acho que, no final, fizemos uma boa escolha. A capa foi feita por mim com o Dimitris Tzortzis e acho que combina com o que se ouve neste álbum.


M.I. - A banda mistura diferentes estilos que resultam num som único, mesmo sendo categorizado como Death-Doom Metal. Qual a melhor forma de definir a banda? Como definirias o estilo de On Thorns I Lay?

Tentamos ter uma produção sonora moderna. O nosso estilo musical neste álbum e no próximo em que estamos a trabalhar agora é uma mistura de Doom Death e Melodic Death metal, com uma abordagem étnica.


M.I. - Que instrumentos usaram para criar esse som intenso e único?

Pela primeira vez, usamos instrumentos étnicos da nossa região geográfica como Duduk, Shazi, claro meu violão de 12 cordas, Kanun, Violino, etc.


M.I. - Peter Miliadis é o novo vocalista da banda. O que é que ele trouxe para o som dos OTIL que é uma vantagem para a banda?

O Peter é um vocalista muito talentoso. Juntos, com a sua ótima voz, ele trouxe para a banda um toque de frescura na forma como canta. Ele também é uma pessoa altamente motivada, transformando a banda num estilo muito enérgico enquanto está no palco durante os nossos espetáculos ao vivo.


M.I. - Houve uma colaboração entre a banda e os membros da Orquestra de Atenas. Como foi a experiência de trabalhar com uma orquestra profissional?

Sim; neste álbum trabalhamos com uma pequena orquestra. Para o próximo estamos a preparar uma surpresa maior...


M.I. - Os primeiros 4 álbuns dos On Thorns I Lay foram lançados pela Holy Records. Vocês foram saltando de uma editora para outra até assinarem com a Season of Mist. Como surgiu esse acordo? Assinaram com a Season of Mist antes de gravar o álbum ou depois de eles ouvirem o novo material?

O presidente da Season of Mist acabou de ouvir o álbum e deu-nos um contrato. É uma grande oportunidade para nós. Mais pessoas podem ouvir a nossa música agora. Acho que foi um momento crítico na nossa carreira e estamos muito felizes com isso.


M.I. - Como é que a banda beneficiará por ter assinado com uma editora tão grande?

Teremos mais exposição e mais oportunidades, é claro. Mas tudo depende do que a banda faz no final, sempre. Temos que fazer o máximo de concertos ao vivo e, claro, ter bom material e bons álbuns e estar ativos o máximo que pudermos.


M.I. - Na tua opinião, as coisas poderiam ter funcionado de forma diferente para os On Thorns I Lay se tivessem assinado com uma editora maior no início da vossa carreira?

Esta é uma pergunta hipotética, mas se quiseres uma resposta, acho que a resposta é sim.


M.I. - Já se passaram 30 anos desde a formação da banda. Mesmo que tenha havido várias mudanças de formação e interrupções entre eles, o que significa para os On Thorns I Lay ainda estarem ativos?

Começamos a banda aos 15 anos e as nossas vidas mudaram desde então, assim como as nossas prioridades. Para mim, pessoalmente, a música foi e ainda é uma questão muito importante. É preciso fazer muitos sacrifícios na vida pessoal que, muitas vezes, custam muito. Essa é a principal razão dessas mudanças durante todos estes anos, mas a formação atual (agora são três anos, pelo menos com os tipos mais novos) parece muito estável. Todos adoram a banda e querem ir o mais longe possível...


M.I. - Estás na banda desde a sua formação. Podemos assumir que és o responsável pelas decisões mais importantes da banda? As responsabilidades são partilhadas igualmente ou todo o peso recai sobre os teus ombros?

Tento discutir tudo com os membros da banda. Claro, estar na banda desde o início faz de mim quem tem que tomar a decisão final. Temos as nossas divergências, mas no geral temos um objetivo: a nossa paixão pela música e fazer com que o nome da banda seja o maior possível.


M.I. – Há uns meses, a banda andou em tournée com o Sakis Tolis e os Machiavellian Gods. Como correu e quais os vossos planos para 2024?

Fizemos 12 concertos em menos de dois meses. A multidão foi incrível e as reações foram ótimas. Vendemos todos os nossos produtos e, com certeza, estamos a viver os melhores momentos da nossa banda, pelo menos até agora. Estou a sentir que, finalmente, foi feita justiça. Claro que temos mais alguns concertos marcados para 2024 e tentamos participar numa tournée europeia. Mais será anunciado em breve.


M.I. - Recentemente, a banda anunciou o seu primeiro concerto em Israel (Tel Aviv) em dezembro. Com os conflitos entre o Hamas e os israelitas... o espetáculo foi adiado? Tocar em países com visões religiosas extremas e conflitos constantes é algo que deixa a banda ansiosa antes das apresentações?

Sim; infelizmente este concerto foi adiado para um futuro próximo… mas, pelo menos, não foi cancelado. A humanidade parece não aprender com os seus erros. Vês a mesma situação repetidas vezes ao longo de todos estes séculos da nossa existência como raça. As diferenças foram resolvidas apenas através da violência e das catástrofes. O dinheiro vai para o desenvolvimento de armas de destruição em massa e a tecnologia está a ser usada para a nossa aniquilação. Por outro lado, ainda temos bilhões de pessoas a passar fome por falta de água e alimentos e por doenças como o cancro. Eles ainda permanecem sem tratamento, apesar do gigantesco progresso científico que fizemos nos últimos 50 anos. Pergunto a esses líderes: eles acreditam que ganham alguma coisa com esta situação? No final, é sempre o mesmo resultado: Morte!


M.I. - A Grécia é o berço de bandas de metal extremo simplesmente incríveis, nomeadamente os Rotting Christ, os SepticFlesh, os Necromantia, entre outros. Por que é que os músicos gregos são tão prolíficos quando se trata de criar músicas interessantes? É a cultura e ancestrais gregos que vos inspira?

Desculpa desapontar-te, mas acho que o nível da nossa cena metal grega não progrediu tanto quanto parece. Pensa assim: digamos que amanhã as bandas do som extremo dos anos 90 parariam de tocar (Rotting Christ, Septicflesh, Nightfall, Varathron, On Thorns I Lay). Exceto os Suicidal Angels, podes dizer-me o nome de alguma outra banda de death metal ou black metal que tenha uma biografia completa ou que seja bem conhecida no exterior? Vou responder a isso! Não há quase ninguém aí com mais de 2 álbuns que esteja ativo e que tenha potencial pelo menos de fazer algo num futuro muito próximo. Temos que fazer um esforço maior. A diferença entre as grandes bandas do Reino Unido e da Escandinávia do nosso estilo de música desapareceu, é claro, mas as novas bandas têm que tentar mais principalmente a personalidade do seu som porque cenas como a polaca, por exemplo, estão distantes por enquanto. Claro que não há palavras sobre as bandas dos EUA....

Ouvir On Thorns I Lay, no Spotify

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca