About Me

Scar For Life - "Scar For Life" Review

O álbum de estreia dos Scar For Life lançado em 2009, deixou a sua marca pela sua qualidade musical e alguma originalidade, por isso vou falar deste trabalho numa altura em que está prestes a ser lançado o segundo longa duração da banda, que em breve também será alvo de análise aqui na Metal Imperium.

Os mais puristas poderão não gostar dos Scar For Life, mas os fãs de Metal de mente aberta deverão ouvir este álbum com atenção e apreciar este trabalho que tem a sua sonoridade assente num Metal melódico, alternativo, moderno, melancólico e emocional. Alex S. fez um óptimo trabalho ao compor toda parte instrumental deste trabalho (ele que é o mentor deste projecto) e misturou muito bem guitarras acústicas e eléctricas, criando melodias memoráveis numa dicotomia interessante com as partes mais pesadas e groovy. Quem acompanha na voz algumas das partes mais pesadas é Dinho (New Mecanica) com o seu registo berrado, ele que é vocalista convidado nalgumas músicas do álbum. Uma palavra para o vocalista da banda Rez, que com a óptima voz, embora algo atípica para uma banda para uma banda de Metal, dá originalidade e emotividade aos temas de um modo positivo, embora por vezes poderia experimentar arriscar tentar um registo um pouco mais agressivo. A sua voz é muito boa mas mais próxima do rock alternativo, fazendo lembrar por vezes algo como Muse. Daniel Cardoso (baterista de sessão) tem aqui como já é habitual um grande trabalho de bateria, sendo uma mais valia para o álbum ele que também misturou e masterizou o mesmo.
"Kill The Past" abre muito bem o álbum, sendo um tema rápido, pesado e ao mesmo tempo melódico, mostrando todas as qualidades demonstradas no resto do álbum. "Insomnia" conquista o ouvinte pelo groove das guitarras e por ter um dos melhores refrões de todo o trabalho. "My Last Words", balada para a qual foi feito um videoclip, não sendo uma das favoritas do álbum, tem muito potencial radiofónico. " Crawlin' " por sua vez é mais um tema com muito groove, rápido e com Rez a surpreender com uma das performances mais rockeiras do álbum. "One By One" é outro dos grandes momentos do álbum, um dos temas mais pesados, tendo mesmo blast beats no seu início e final, mas o maior destaque vai para a excelente dicotomia entre a voz agressiva de Dinho e a melódica de Rez. "A Scar For Life" é uma música mais melódica, terminando da melhor forma o álbum, com Rez a destacar-se com a sua voz emocional.

Este primeiro registo tem qualidade e merece que lhe dêem a devida atenção, isto numa altura em que a curiosidade é muita para ouvir o segundo álbum da banda, para ouvir a sua evolução e se o este álbum de estreia será igualado ou mesmo superado.

Nota: 7.7/10

"Scar For Life" Track List:

01. Kill The Past
02. The Bleeding Gun
03. My Last Words
04. Insomnia
05. Crawlin'
06. One By One
07. Distant Shore
08. Innocence Is Bliss
09. A Scar For Life




Review por Mário Rodrigues