About Me

Blackswan - "Earthmade" Review


"Earthmade" é o nome do EP de estreia dos Nacionais Blackswan. Este apresenta a banda da melhor forma sendo um óptimo cartão de visita para a mesma.
Imaginem o Thrash Moderno e repleto de Groove dos temas mais pesados dos Soulfly, num misto com a técnica e complexidade dos Gojira. Juntem-lhes mais algumas partes progressivas à Mastodon e pontuais momentos ora ambientais ora mais melódicos, neste segundo caso à Amon Amarth no refrão do primeiro tema, "Bullet From Hell". Se conseguirem ter essa 'imagem' terão uma ideia da sonoridade praticada pelos Blacksawn. Nos temas deste EP, temos uma sucessão de grandes riffs de guitarra, com peso e groove capazes de fazer o ouvinte abanar a cabeça constantemente. Não há tempo para solos, o que nem se torna necessário, face ao grande trabalho que ouvimos. A voz é muito agressiva na linha de Max Cavalera e Joe Duplantier e a secção rítmica é também de grande nível, com destaque para uma bateria muito bem trabalhada. A cereja no topo do bolo é a óptima produção que ficou a cargo de Paulo Lopes nos SoundVision Studios.
"Earthmade" é sem sombra de dúvida um excelente EP com quatro músicas muito fortes, que nos mostram uma banda com grande qualidade e consequentemente com capacidade para vingar.

Os Blackswan já estão a trabalhar no seu álbum de estreia, que segundo estes terá uma direcção mais técnica e complexa, na linha dos Meshuggah e dos atrás referidos na review, Gojira. Estaremos cá para ouvir a evolução da banda e curiosos por saber se a banda conseguirá igualar ou mesmo superar num longa duração, o que nos foi aqui apresentado. Para já o que aconselho é a desfrutarem de "Earthmade", porque vale bem a pena.


Nota: 8.1/10


"Earthmade" Track List:

01. Bullet From Hell
02. Damned Town
03. Earthmade
04. Past Chamber





--
Review por Mário Rodrigues