About Me

Scar for Life - "It All Fades Away" Review

À pouco tempo analisámos o álbum de estreia dos Scar for Life , lançado em 2009, prometendo para breve a review do novo álbum, crítica essa que agora vos trazemos.

Se o primeiro álbum da banda ficou pautado pela sua qualidade musical e alguma originalidade, este segundo trabalho supera-o sobretudo por conter um conjunto de músicas ainda mais forte. São álbuns diferentes, cada um com as suas qualidades, mas ambos têm um som próprio reconhecido como Scar For Life, o que é extremamente positivo. O que temos neste novo álbum é um trabalho de rock/metal que não obedece a sub-géneros mas sim à espontaneidade e sinceridade notáveis de Alexandre Santos, guitarrista e compositor dos Scar for Life. Alexandre compôs onze temas variados, dinâmicos e fortes, não havendo músicas 'para encher' neste trabalho. O vocalista Rez tem uma grande performance neste álbum, mostrando ser um cantor que faz lembrar os melhores de hard rock, com um registo por vezes um pouco mais agressivo do que no álbum anterior e com uma garra inabaláveis. Daniel Cardoso foi novamente o baterista de sessão e voltou a estar muito bem, embora neste álbum os grandes destaques vão para os músicos anteriormente citados.


Passando às músicas, são várias a destacar: "Cold Blood" é um forte tema, dos mais rápidos e pesados deste trabalho. "Lost" é uma
power ballad de grande nível, como também o é "Here Comes The Night", uma balada mais calma que encerra o álbum muito bem. Estas duas músicas fixam-se na cabeça e têm um grande potencial radiofónico, superando claramente a balada do trabalho anterior "My Last Words", Para isso muito contribuiu a superior prestação do vocalista Rez nestes temas. A destacar em "Here Comes The Night" também o fantástico solo de guitarra do convidado Tó Pica no final da música. A melhor música deste álbum é mesmo o tema título, pesado, com grandes melodias e um excelente refrão. "Newborn Pt. 1 - Megalomania" é outro dos destaques do álbum,, um dos temas em que Alexandre usa a mistura (mais usada no álbum anterior) de guitarras acústica e eléctrica. Nesta música de referir também a óptima combinação da bonita e suave voz de Sophie (vocalista convidada que também canta na música "My Darkness Journey"), com a voz mais rockeira e agressiva de Rez.

"It All Fades Away" é um álbum muito bom de uma banda talentosa e capaz de escrever verdadeiras músicas. Por não estarem associados a nenhum sub-género, o caminho dos Scar for Life para o reconhecimento será mais difícil, mas creio que mais tarde ou mais cedo será dado o devido valor a este óptimo colectivo nacional. Este álbum é um grande passo para isso.


Nota:
8/10

"It All Fades Away" Track List:

01. My Darkest Journey (C/ Bruno dos V.S)

02. Cold Blood

03. Never Smile Again

04. Lost
05. This Empire (C/ Tó Pica)

06. It All Fades Away

07. Between Us

08. Glimpse of Hope (instrumental)

09. The Newborn

10. Only

11. Narcolepsy (C/ Tó Pica)

12. Here Comes The Night (C/ Tó Pica)





Review por Mário Rodrigues