
Este trabalho contém doze músicas de bom nível, coerentes a nível sonoro e não se descobre entre estas nenhum filler. Também não há nenhum tema absolutamente memorável neste trabalho, isto apesar da parte instrumental ser irrepreensível e não haver nada de menos bom a apontar. Para isso contribuiu o óptimo nível de composição apresentado por Bruno A., o obreiro deste temas superiormente construídos.
Daniel Cardoso, o produtor deste trabalho é também uma peça fulcral na sonoridade dos Vertigo Steps, tendo sido baterista e baixista de sessão, tudo isto com a habitual qualidade que é reconhecida do músico/produtor.
Niko Mankinen com a sua voz melancólica e emotiva, dá um toque único a um projecto já algo original, embora se notem alguns riffs e atmosferas que nos fazem lembrar Katatonia. Niko tem um registo que por vezes se aproxima do gótico e noutras vezes do rock alternativo ou até mesmo grunge.
"The Melancholy Hour" é um trabalho muito bem conseguido, que peca apenas no factor da memorabilidade e nalgum cansaço que poderá (ou não) gerar no ouvinte depois de algumas audições. Falta aquele 'algo' em grande parte dos temas que distingue as grandes músicas das apenas 'boas'. As melhores deste trabalho são "The Spider & The Weaving", "Vacant Stare", "Silentground", e "Desperation Lair".
É de facto uma pena deste projecto ser apenas de estúdio, porque seria muito mais interessante ver a força destes temas ao vivo. No entanto todos os fãs de Rock/Metal de mente aberta deverão ouvir este trabalho de qualidade e apreciar por si próprios este interessante conjunto de temas.
Nota: 7.8/10

"The Melacholy Hour" Trak List:
01. The Spider & The Weaving
02. Vacant Stare

03. Desperation Lair
04. INhale
05. Silentground
06. Under Burning Waters
07. Reel World
08. Through Sham Lenses
09. Red Haze
10. Redemption River, Dividing Ocean
11. Sweet Sweet Rain (bonus)
12. Burial Light
Myspace Oficial: http://www.myspace.com/vertigosteps
Review por Mário Rodrigues