About Me

Kampfar - "Mare" Review

O mundo do metal está recheado de bandas que crescem qualitativamente ao longo da sua vida musical, outras que tomam o curso inverso e, ainda, as que do princípio ao fim mantêm um nível muito aproximado, mostrando fidelidade às suas raízes, sem se permitirem a invenções. Neste último caso, podemos inserir os noruegueses do Black Metal pagão, Kampfar. A banda soma já dezassete anos de carreira, mas tem apenas cinco álbuns no currículo, o último dos quais intitulado «Mare», produzido pelo mestre Peter Tagtgren.

Podia-se pensar que o tempo de espera entre álbuns, significava surpresas e uma evolução relativamente aos antecessores, mas não. A fórmula vem sendo passada de registo em registo sem a banda correr particulares riscos, o que tem sido um entrave à ascensão a outros campeonatos, parece-me. Porém, este «Mare» não fugindo muito ao que acabei de escrever, revela uns poucos elementos inovadores na sua música. Nada de muito acentuado, é certo, nem que se reflicta em todo o disco sequer, mas que mostram um Dolk (vocalista e fundador) e companhia a quererem experimentar e emprestar novos ares à sua música, sem perderem, de todo, a identidade que lhes é conhecida. Este é um disco com a chancela Kampfar, em absoluto.

A banda reaparece no novo ano com uma produção mais obscura e melancólica de sempre, à qual a atmosfera subtil e esteticamente de bom gosto dos teclados não é alheia. Exemplo disso é a segunda faixa “Ildstemmer”, que consegue unir eficazmente essa faceta Dimmu Borguiana (com as devidas e óbvias distâncias) ao som cru que já conhecíamos deles. À medida que a audição vai percorrendo o álbum, vamos encontrando mais momentos assim, envolventes, apesar de continuarem lá os riffs gelados e cruéis, como os que concedem a “Volvevers” a honra de ser um dos melhores temas do disco. Outras boas malhas são “Bergttat”, e o tema homónimo que arranca com o cavernoso berro de Dolk a dar o mote para cinquenta minutos de boa música.

Poderá não ser o melhor trabalho da banda, nem ter temas que se perpetuem na memória, mas é sério, interessante e digno de oportunidades pelos fãs de Black Metal.

Nota: 8/10
"Mare" track list:

01. Mare
02. Ildstemmer
03. Huldreland
04. Bergtatt
05. Trolldomspakt
06. Volvevers
07. Blitzwitch
08. Nattgang
09. Altergang
10. Bergtatt (In D Major) (música bónus)


Review por Carlos Fonte