About Me

The Haunted - "Unseen" Review

Os avisos estavam todos lá, bem visíveis e explícitos, para todos verem e ouvirem. Foram avisados, mas mesmo assim, as pessoas não conseguem compreender. Muitas não querem, muitas não o sabem fazer. Não há volta a dar: os suecos The Haunted de 2011 não têm NADA a ver com aquela banda formada a meio dos anos 90, com os “restos” dos At The Gates. E este novo disco de originais, “Unseen”, o sétimo da carreira da banda demonstra mesmo isso.

“Unseen” é a continuação lógica da mutação artística desta banda, sendo o seguimento mais que natural do anterior “Versus”, de 2008. Já nessa altura, a reacção a esse disco não tinha sido a mais positiva por parte da crítica, mostrando uns The Haunted cada vez mais afastados do thrash/death metal melódico pelo qual se pautaram os primeiros lançamentos. “Versus” não era um disco assim tão mau como tanto escreveram sobre ele. Mostrava uma banda em evolução, que de forma alguma não estava (e não queria) agarrada ao passado e a pretender repetir o mesmo disco vezes sem conta. Temas agressivos misturavam-se com temas mais a meio-tempo e algumas partes mais experimentais pelo meio, mostrando que a banda dos irmãos Bjorler estaria a traçar um destino bem diferente para a banda.

Em “Unseen”, os The Haunted apresentam-nos um disco que talvez seja um pouco mais diferente do que se estava à espera. Inovador em alguns pontos, estranho em outros, mas definitivamente um disco que irá definir a carreira desta seminal banda no futuro. Esqueçam o thrash/death metal do antigamente, esqueçam as passagens furiosas e viscerais. O que temos aqui é um disco de rock/metal pesado, ousado, corrosivo e agressivo. Desta vez, a banda decidiu dar largas a toda a sua imaginação e criaram um disco que, decididamente será uma imagem do que os The Haunted pretendem ser no futuro. Talvez uma imagem diferente do que os fãs e a critica especializada estavam à espera. Mas, tal como disse no início, os sinais estavam todos lá. Bastava perceber o disco anterior e saber qual o caminho que iriam traçar.

“Unseen” é um disco bem construído musicalmente, onde as harmonias das guitarras de Anders Bjorler e Patrik Jensen conjugam na perfeição com a secção rítmica (formada por Jonas Bjorler e Per Moller Jensen), criando um disco pleno de emoções e contrastes como só estes suecos o sabem fazer. Uma vez mais, a “estrela da companhia” é o vocalista Peter Dolving. A forma como Dolving traduz para letras de música todos as suas ideias é algo de fantástico. Um vocalista que sabe escrever letras memoráveis, corrosivas e acutilantes é algo que não se encontra muito dentro do metal, e Dolving mostra uma vez mais toda a sua arte, sendo por isso, muito correctamente, a peça mais visível da banda.

A abertura com “Never Better” (talvez o tema que mais se aproxima aos The Haunted de antigamente), às melodias pesadas e intrincadas de “Disappear” ou ao peso arrastado de “No Ghost”, os doze temas aqui mostrados mostra uma interacção saudável entre os mesmos, sendo que chegados ao fim do disco, dá vontade de o ouvir novamente. E isso é logo o primeiro sinal de que gostámos do que ouvimos.

Aparentemente, os The Haunted pretendiam criar um disco que os definissem em 2011. “Unseen” é esse disco. O mesmo lhes abrirá de par em par as portas do sucesso? Não sabemos. O que sabemos é que os The Haunted actualmente são uma das bandas mais inovadoras do panorama do metal internacional. Agora basta ouvir melhor os avisos que eles nos deixam... ou não! Pode ser que a surpresa seguinte seja bem melhor que a anterior.

Nota: 7.9/10
"Unseen" track list:

01. Never Better
02. No Ghost
03. Catch 22
04. Disappear
05. Motionless
06. Unseen
07. The Skull
08. Ocean Park
09. The City
10. Them
11. All Ends Well
12. Done




Review por João Nascimento