About Me

Craft - "Void" Review

Uma curta introdução, de seu nome “John’s Nightmare” é o que separa o ouvinte do inferno. Assim que o riff inicial de “Serpent Soul” começa a soar, percebe-se que os Craft estão de volta, com o seu Black Metal opressivo. Embora a faixa não seja das mais marcantes do disco, é uma boa representação do lugar onde os Craft se encontram em 2011 mas é com a seguinte, “Come Resonance Of Doom” que a coisa começa definitivamente a ganhar interesse. Com um ritmo compassado mas inquietante, a faixa vai-se desenvolvendo como se um mantra demoníaco se tratasse, mostrando que a maior efectividade continua a passar pela simplicidade. O tal ritmo inquietante que falei atrás, é multiplicado por dez nas faixas seguintes:

“The Ground Surrenders”, no qual não é alheia a prestação vocal de Mikael Nox e a secção intermediária, onde se fazem ouvir, levemente, uns coros por cima de distorção, explodindo numa secção vocal raivosa seguida de um inesperado mas inspirado lead de guitarra. “Succumb To Sin” vale-se também do seu ritmo para prender a atenção e também do seu lead de guitarra, estando aqui algo próximo dos momentos mais rápidos dos Khold.

Se pudesse generalizar, facilmente se diria que a componente mais forte, a seguir à óbvia (Black Metal) seria o Doom, já que na maioria das faixas o pé é retirado do acelerador, dando largas à componente épica – talvez as “Leaving The Corporal Shade” e a faixa título sejam os exemplos maiores deste facto – esta última terminando com uma melodia memorável. A única excepção a esta regra é mesmo a “I Want To Commit Murder” que, tal como o próprio título indica, transpira agressividade por todos os poros.


No seu todo, “Void” é uma obra de melodias feias e sujas, sem grandes concessões, Black Metal odioso sem grandes experimentações, quando a norma começa ser o pós isto ou pós aquilo, acaba por ser refrescante ouvir uma proposta como esta.


Nota: 7.8/10
"Void" track list:

1. Intro (John's Nightmare)

2. Serpent Soul

3. Come Resonance of Doom

4. The Ground Surrenders

5. Succumb to Sin
6. Leaving the Corporal Shade

7. I Want to Commit Murder
8. Bring on the Clouds
9. Void





Review por Fernando Ferreira