About Me

Echidna - "Dawn of the Sociopath" Review

Três anos após o bem recebido álbum de estreia, intitulado "Insidious Awakening", os Echidna voltaram ao ataque com "Dawn of the Sociopath", CD que promete consolidar o colectivo portuense como um nome forte e um projecto com pernas para andar, no presentemente abundante em qualidade, metal português.

O que aqui temos é novamente um Death/Thrash Metal potente, intenso e agressivo, na maior parte do tempo veloz, com algum groove e harmonias de inspiração sueca. Apenas para terem uma ideia do que poderão aqui encontrar, tentem imaginar um híbrido da ferocidade dos The Haunted (antigos), com o groove à Lamb of God. Tecnicamente é tudo muito bem executado. Os guitarristas são os membros em melhor plano, com óptimos riffs e solos, superiormente acompanhados por uma bateria rápida e poderosa. O único ponto não tão positivo vai para a estreia de Bruno Capela (ex-Breed Destruction, Damnull), isto devido ao facto de as
suas vocalizações não acompanharem inteiramente o poderio da parte instrumental, mas que acabam por não comprometer, isto também devido à grande qualidade do trabalho dos seus companheiros de banda em termos de composição e execução. Esse é o único aspecto a corrigir futuramente, o novo frontman da banda terá de conseguir acompanhar a força do resto do grupo.

O som do disco está poderoso e definido, tendo a produção e mistura ficado mais uma vez a cargo de Daniel Carvalho e a masterização desta feita passado pelas mãos do conceituado Jens Bogren, que já trabalhou com nomes ilustres como Opeth, Amon Amarth, Paradise Lost, Katatonia, Soilwork, Ihsahn, The Devin Townsend Project, entre muitos outros de créditos firmados. A
edição de "Dawn of the Sociopath", ficou a cargo da Rastilho Metal Records, que tem neste momento no seu catálogo, alguns dos nomes mais sonantes da vertentes mais modernas do Death e Thrash Metal nacional, onde se incluem os W.A.K.O, Switchtense, Mindlock, Revolution Within e claro, os Echidna.

"Dawn of the Sociopath", é sem dúvida um álbum forte e que merece ser escutado com atenção. Este foi criado por uma banda que está em clara ascenção musicalmente e que tem aqui um conjunto de temas sólido, com tudo o que é preciso para resultar tão bem em álbum como em concerto, para quem gosta do género atrás descrito nesta análise.


Nota: 8.1/10
"Dawn of the Sociopath" track list:

1. Synaptic Entropy
2. The Antagonist
3. Violent Compulsion
4. Comanded by Demons
5. Agon
6. Obscuring My Reason
7. Sentient Nightmare
8. Dawn of the Sociopath
9. Bloodlust
10. Catharsis
11. The Fallout


Facebook oficial: http://www.facebook.com/ECHIDNA.pt


Review por Mário Rodrigues