About Me

Trivium - "In Waves" Review

Outrora considerados uma das bandas mais importantes do popular metalcore melódico, os Trivium são hoje em dia muito mais do que isso. Alcançaram o sucesso devido a discos como o inicial "Ember To Inferno", este em que a grupo estava ainda a definir o seu som e principalmente ao segundo CD "Ascendancy", que é sem dúvida, um dos melhores álbuns no género. A partir daí expandiram o seu som e incorporaram de uma forma mais evidente as suas influências de thrash e heavy metal ao metalcore até então praticado, resultando nos álbuns "The Crusade" e "Shogun". Se o primeiro destes foi uma mudança sonora considerável em relação a "Ascendancy", desagradando alguns fãs mas ganhando outros, o segundo já foi um álbum que reuniu o melhor dos dois anteriores trabalhos, sendo um disco maduro e muito bem conseguido.

Será que o novo "In Waves" mostra uma banda estagnada musicalmente, ou agarrada a outras bandas ou subgéneros? A resposta é claramente: Não. O seu mais recente trabalho, mostra uma banda mais madura e apostada em não fazer o mesmo álbum duas vezes, a evoluir e agora decidida a tentar não soar parecida a outras, ou a modas, mas sim apenas a Trivium, o que é de assinalar. Este é também sem dúvida o disco mais variado da carreira dos norte-americanos, tendo desde alguns dos temas mais pesados, aos mais leves já compostos pela banda.

O álbum inicia com quatro óptimas músicas: O tema título, com um riff principal e um verso cantado contagiantes, sendo diferente de tudo o que já fizeram até à data; "Inception Of The End", esta bem ao jeito do álbum "Ascendancy"; "Dusk Dismantled", decididamente um dos mais potentes temas da banda, todo em registo gritado e sem vozes limpas e "Watch The World Burn", este mais melódico e orelhudo. Começa bem e acaba bem com a excelente "Of All These Yesterdays", uma música calma e contagiante, que conta com uma óptima prestação de Matt Heafy a nível vocal. Pelo meio fica o filler "A Grey So Dark", assim como dois ou três temas menos bem conseguidos.


Talvez por não ter um conjunto de temas tão memorável como os seus dois melhores álbuns "Ascendancy" e "Shogun", "In Waves" fique uns furos abaixo desses, mas a nível de variedade musical e originalidade deram sem dúvida um passo em frente. Resta a quem aprecia o som dos Trivium, disfrutar dos melhores momentos deste disco (que não são assim tão poucos) e esperar que futuramente a banda consiga fazer álbuns mais fortes soando apenas como Trivium, como este. O primeiro passo está dado.

Nota:
8.1/10
"In Waves" track list:

01. Capsizing the Sea
02. In Waves
03. Inception of the End
04. Dusk Dismantled
05. Watch The World Burn
06. Black
07. A Skyline's Severance
08. Built To Fall
09. Caustic Are The Ties That Blind
10. Forsake Not the Dream
11. Chaos Reigns
12. Of All These Yesterdays
13. Leaving This World Behind




Review por Mário Rodrigues