About Me

Intervals - "The Space Between" Review

Se os Meshuggah e os Periphery abriram (e ainda bem que assim foi) as portas para o género djent e uma certa renovação dos subgéneros mais experimentais do metal, os Intervals souberam deixar-se influenciar por esta onda e fazer algo de muito seu.
Antes de mais a opção "pay what you want" que os Intervals atribuíram a este EP, o que permite, numa altura de vacas magras, a que qualquer pessoa tenha acesso de forma lícita e gratuita ao seu EP.

O que podemos perceber desde a aprimeira faixa "Begin" é que existe uma notória vontade de criar um ambiente cósmico, etéreo a um género que é muitas vezes abafado pelo hiper-virtuosismo e a técnica quasi-irracional habituais ao djent. É desde logo perceptível na faixa de abertura que a banda aproveita a interligação com momentos mais compassados e mais melódicos com outros mais "pesados" e técnicos . "Still winning" é das faixas com maior peso do EP, e que nos seus 2'21'' apresenta uma técnica e uma agressividade mais directa o que faz uma perfeita ligação com a primeira metade da "Duality" que como o próprio nome indica explora essa dualidade do peso versus a melodia que é o elemento predominante na segunda metade da música.
"Sonar" a penúltima faixa, vive também desta dualidade (que se adivinha vir a ser um elemento definidor da sonoridade dos Intervals) ainda que as linhas de baixo compassadas dêem uma força ímpar à música. A faixa que encerra o álbum, "Inertia", é a súmula do que os 13' anteriores trouxeram, sendo que neste caso a ambiência melódica e cósmica está ainda mais evidente, e em que se finaliza o álbum a demonstrar a exímia qualidade técnica e o virtuosismo dos músicos de Intervals, sempre aliados a um sentimento arrepiante. Sendo a faixa mais longa do álbum, é também um óptimo remate a este excelente EP.

Um excelente EP de uma jovem banda com uma qualidade extraordinária, e que pode ser descarregado gratuitamente nas páginas de rede social da banda. Avizinha-se uma pequena alteração no próximo da banda: a possivel inclusão de voz. Apenas mantendo a qualidade que possuem neste momento já é o suficiente para sucederem no panorama. E se evoluírem?

Nota: 8.1/10

Review por Ricardo Correia