About Me

Exumer - "Fire & Damnation" Review

Um grupo de músicos forma uma banda, lança dois discos e desaparece do mapa… durante quase vinte e cinco anos!! O que vos parece? Qual a motivação desses músicos para ressuscitar uma banda mais que morta e enterrada, tendo deixado dois excelentes discos para nos recordarmos deles?

Essa é a história dos Exumer, banda alemã praticante de um thrash metal muito na linha do que os Big3 do thrash alemão (Kreator, Destruction e Sodom) praticavam na altura. No entanto, e apesar de “Possessed by Fire” de 1986 e de “Rising from the Sea” de 1987 serem dois excelentes discos do género, nunca tiveram grande impacto e as naturais mudanças constantes de formação e lutas internas ditaram o fim prematuro deste quinteto alemão no início da década de 90. A banda ainda realizou um concerto no festival Wacken Open Air em 2001 mas é apenas em 2008 que o vocalista Mem V. Stein e o guitarrista Ray Mensh decidem dar uma nova vida aos Exumer e após a reorganização da banda, lançam agora “Fire & Damnation”, um disco ao mais velho estilo do thrash alemão, com aquele som e velocidade muito característico das bandas conterrâneas.

A pergunta que se coloca agora é: será que uma banda ao fim de todos estes anos de inactividade consegue colocar no mercado um disco com alguma relevância, num mundo onde são lançados milhares de discos todos os meses? Bom, sim e não. A verdade é que os Exumer nunca foram daquelas bandas de topo, capazes daqueles impacto que algumas bandas da altura tiveram (para além das três acima mencionadas, não nos esqueçamos do que era feito naquela altura do outro lado do Atlântico, com bandas como os Metallica, Slayer e Megadeth à cabeça) e que apenas se tornaram objecto de culto após o seu término.

Esse seu estatuto de culto poderá ter alguma influência em como este retorno aos lançamentos pode ser visto e a prova é que “Fire & Damnation” não é um mau disco, pelo contrário. É um disco de thrash metal alemão, nada demais. Muito linear, sem grandes inovações ou algo que nos faça levantar o sobrolho, mas nota-se aqui a falta de um pouco mais de raiva como existia nos seus discos anteriores. No entanto, é um disco que flu ibem, que não se torna maçador e mesmo ouvindo algumas vezes, continua a não o ser. Não esperem nada de avassalador como os últimos discos de Exodus ou mesmo Testament, discos esses capazes de nos arrancar um membro do corpo. É thrash metal, bem produzido. No entanto, apesar da boa produção (realizada por Waldemar Sorychta, nome grande ligado à produção de discos dos Moonspell, Samael ou Unleashed) sentimos a falta daquele som áspero tão característico do thrash alemão. Creio que este disco, com um som mais sujo e ríspido poderia ter outro tipo de impacto. No entanto, a actual produção não lhe tira impacto, mas parece tudo um pouco limpo demais.

Dos dez temas originais e mais três temas bónus (ao vivo, presente nas edições especiais) destaca-se a sequência de abertura com “Fire and Damnation“, “Vermin of the Sky” e “The Weakest Limb” que têm interesse o suficiente para darem uma escutadela a este disco e tirarem as vossas conclusões. O restante do álbum segue um pouco na mesma linha e o disco volta novamente a entusiasmar com os dois últimos temas “I Dare You” e “Tribal Furies”.

“Fire & Damnation” é uma prova de perseverança dos Exumer em 2012. Mostra que, mesmo após vinte e cinco anos é possível voltar a juntar uma banda e lançar discos. Apenas esperemos que não demorem outros vinte e cinco anos a lançar o próximo.


Nota: 7.3 / 10


Review por João Nascimento