About Me

In Mourning - "The Weight Of The Ocean" Review

É curioso quando olhamos para um disco como o The Gallery dos suecos Dark Tranquillity, e vemos o quão foi importante que foi para o surgimento de toda uma parafernália de bandas que não só dão um sentido melódico mais acentuado ao seu death metal, como também lhe empregam toda uma carga emocional e melancólica que os seguidores de At The Gates ou In Flames sempre se recusaram a fazer.

Partindo desse pressuposto, os In Mourning são mais um nome a juntar a uma cena que já nos deu tão boas bandas como Insomnium ou Dark Lunacy, e que teima em por a qualidade dos seus lançamentos sempre num nível acima do habitual. The Weight Of The Ocean, o seu terceiro de originais, continua o caminho começado em 2008 com Shrouded Divine, como tal esperem um álbum difícil, mas esperem também qualidade. Atentem por exemplo ao tema inicial, Colossus, uma faixa monumental que pouco a pouco se vai desenvolvendo, atingindo o seu primeiro pique num refrão tremendo, para mais tarde incorrer num fantástico riff que se estende por uma escala de notas agudas. Mas em termos de grandes riffs não pensem que o disco se fica por aqui. Em Convergence, por exemplo, existe um interessante jogo entre uns mais hipnóticos com outros mais groovy e melancólicos, e o próprio Neige não desdenharia um riff como o de Celestial Tear. Em suma todo um trabalho de guitarras excepcional, ou não fossem os In Mourning uma banda com três guitarristas.

Destaque ainda para um desses três guitarristas que por acaso é também o vocalista de serviço Tobias Netzell, possuidor de uma voz poderosíssima, o que não o impede de usar o seu registo mais melódico quando necessário, aqui mais uma vez Celestial Tear como grande referencia.

Com efeito a música contida em The Weight Of The Ocean é tão rica e variada que merece sem dúvida a chancela de progressiva. Decididamente todos os estados de esprito que estas composições nos oferecem exigem do ouvinte toda a sua atenção, por isso esqueçam em usar este disco como música de fundo, pois é meio caminho para o pararem a meio e não lhe voltarem a tocar. Talvez o grande apontamento negativo seja mesmo o decréscimo de qualidade das duas últimas faixas, que já não conseguem reunir momentos tão marcantes como as anteriores, o que é uma pena, mas ainda assim não o suficiente para por de parte The Weight Of The Ocean na lista dos bons discos desse ano.

Nota: 8.6/10

Review por António Salazar Antunes