About Me

Candlemass - "Psalms for the Dead" review

Após uma passagem muito esperada e bastante bem recebida em terras lusitanas, os Candlemass lançaram aquele que vai ser o seu canto do cisne. Com efeito, “Psalms for the Dead” é o último e definitivo lançamento da lendária banda de doom metal sueca, mas que deixa para trás dez álbuns de estúdio com qualidade notável e um legado bastante positivo.

O álbum inicia-se com “Prophet” que é um bom cartão-de-visita, para o potencial que o álbum encerra ao longo das suas nove faixas. Neste tema uma alternância bem executada entre riffs lentos e galopantes acompanhados por teclados e pela voz soturna e fantasmagórica de Rob Lowe, pauta a atmosfera e ambiência deste registo. Em “Sound of Dying Demons” temos um tema que apesar das influências vincadas de Black Sabbath, é executado de forma muito própria e sem grande esforço por parte do colectivo sueco. Seguidamente temos o tema mais curto deste registo, “Dancing in the Temple”, que apesar de ter uma sonoridade mais “catchy”, se torna cada vez mais viciante à medida que lhe são dedicadas audições. Contudo o clímax deste longa-duração surge na faixa mais longa do seu conjunto. É em “Waterwitch” e ao longo dos seus sete minutos que temos o tema mais forte de “Psalms for the Dead”. Com uma atmosfera cativante e solos de guitarra extasiantes este é certamente o tema que para além de nos deliciar nos deixa sem fôlego momentaneamente.

Em suma “Psalm for the Dead” é um álbum que explora de forma brilhante, cativante e viciante os aspectos mais tenebrosos e sombrios da sonoridade dos Candlemass, mas ainda assim leva o ouvinte numa viagem onde cada segundo da nossa atenção é bem usado e onde surgem surpresas que longe de serem inesperadas são bastante agradáveis.

E assim os suecos fecham com chave de ouro um dos capítulos da sua carreira, que apesar da saudade deixada após a recente saída de Rob Lowe, nos deixa um sentimento de dever comprido.


Nota: 8.5/10

Review by Ruben Mineiro