About Me

The Firstborn - "Lions Among Men" Review

Aqui há tempos vi na internet uma reportagem realizada por um canal de televisão nacional como tema “Sons do Extremo” que girava em volta de algumas bandas do panorama metálico nacional como os Moonspell, Genocide, Decayed e uns tais de Firstborn Evil. O tema central era o black metal e toda a temática em volta do mesmo, onde os temas satanismo, ocultismo e a mente humana eram a palavra de ordem. Os Firstborn Evil, que na altura praticavam um black metal abrasivo porém inteligente, tinham lançado o disco “Rebirth of Evil” que obteve críticas muito favoráveis e demonstravam que tinham uma margem de progressão muito ampla, dando mostras de já nessa altura ser uma banda com um nível de criatividade muito interessante.

No entanto, em 1999 assistiu-se à “morte” dos Firstborn Evil e ao “nascer” dos The Firstborn. Para além da mudança de nome, demonstrando que a banda não queria ficar agarrada a uma temática e um estilo como o black metal, pretendendo ir mais além do que isso, a maior mutação foi ao nível sonoro e principalmente temático. Se em “The Unclenching of Fists” de 2005 e “The Noble Search” de 2008 mostravam uns The Firstborn a praticar aquilo a que podemos chamar de avantgard black metal, eonde os temas principais são o Budismo e o Espiritualismo em geral, este novo disco “Lions Among Men” vai mais além que isso, mostrando uma banda cada vez mais focada na apresentação de temas complexos e intricados, que sobem de intensidade ao longo do disco e nos parecem mais grandiosos cada vez que colocamos o mesmo a rodar. 

“Lions Among Men” é um disco soberbo e intenso, carregado de melodias bem interessantes e muito bem construídas. É, acima de tudo, a continuação mais que lógica o que abanda tem feito nos últimos lançamentos, sempre aprofundando o conteúdo lírico e abrindo novos horizontes estilísticos na sua música. As raízes com o black metal foram totalmente cortadas e o que ouvimos agora é um avantgard metal, carregado de carisma e entidade muito própria, onde os instrumentos clássicos do género se juntam com alguns menos ouvidos, tais como a citara, que está presente um pouco por todo o disco e que dá aquele toque diferente e único à música dos The Firstborn. 

Apesar de ser um disco com músicas longas, consegue sempre manter os níveis de atenção e intensidade, com uma sucessão de temas bem escalonados no alinhamento, “Lions Among Men” é um disco escrito e tocado por músicos muito experientes, com uma maturidade artística muito vincada e notória. A voz de Bruno Fernandes está, uma vez mais, absolutamente exemplar, conferindo dramatismo e poder à música, a meio gás mas consistente. “Wantless”, “Eight Flashing Lights” ou o tema título são apenas alguns dos exemplos de um disco que se tornará um marco na história da banda, mas principalmente, na história do metal nacional. Poderoso, intenso e muito interessante, “Lions Among Men” serve para aquelas mentes ávidas na procura de um som e uma identidade que é raro podermos encontrar no nosso meio.

Numa altura a que assistimos a um novo “boom” em termos de quantidade e qualidade do metal nacional, um disco como “Lions Among Men” faz todo o sentido. É o culminar de muitos anos de trabalho e dedicação por parte de uma banda que decidiu arriscar e mudar, independentemente do que se diz e se fala, mas que sabe qual o caminho que deve seguir. Um dos grandes álbuns nacionais deste ano.




Nota: 9.0 / 10

Review por João Nascimento