About Me

Forgotten Tomb - "...And Don't Deliver Us From Evil..." Review


Um ano depois, eis que os Forgotten Tomb voltam com mais um álbum e a qualidade do mesmo não se faz ressentir pelo curto espaço entre este e o anterior. Com sete músicas, todas ultrapassando a marca dos seis minutos, impressiona a consistência de "...And Don't Deliver Us From Evil...", superior à apresentada em "Under Saturn Retrograde", embora estilisticamente não difira muito. "Nullifying Tomorrow" é o tema que abre o álbum e temos novamente um forte travo a Katatonia que só se dissipa quando a voz de Herr Morbid, o ponto que continuou inalterado nestes anos (fora as vozes limpas em "Adrift", começa a soar.

Nõ se pense no entanto que temos aqui mais do mesmo. Os riffs de "Deprived" esmagam com o seu peso cadenciado assim como a dinâmica do tema título (das faixas mais black metal que temos e que é uma autêntica lufada de ar fresco - ou de negritude, conforme queiram encarar - e um dos melhores temas do álbum). Acaba por ser um álbum mais completo onde tudo é levado um pouco mais além. Mais melódico nalguns casos, mais negro noutros, mais doom ("Cold Summer" é torturante, implacável nos seus quase nove minutos de duração).

No geral é mais diversificado, conseguindo confluir várias referências, várias influências - embora Katatonia continue a ser uma daquelas sempre presentes - juntando a boas performances (o baixo de Algol impressiona pela sua segurança e regularidade enquanto os leads, embora nem sempre presentes, quando aparecem, brilham, tal como os solos de guitarra, ambos a cargo de A.) a boas composições, apenas havendo um potencial problema: o cansaço que a longa duração provoca no ouvinte, podendo até fazer com que ele se desligue um pouco do álbum e perder o fio à meada. Talvez por este ponto, é um trabalho que exige mais do ouvinte, não sendo daqueles que entram à primeira e que saem à segunda. Um bom regresso.

Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira