About Me

2 Wolves - "Men Of Honour" Review


Men Of Honour, marca o segundo registo de longa duração para os Finlandeses 2 Wolves, uma banda com um som algo ambíguo, mas de certa forma interessante.

É um facto de que o segundo lançamento é sempre aquele passo que pode arrasar com uma banda, ou catapultá-la para as luzes da ribalta, e a verdade é que a estreia, Gentlemen Please, esteve bem longe de conseguir chamar a atenção do público metaleiro.

Compostos por Nikko Pennanen (secção rítmica), Aleksi Susi (guitarras, programações e voz), Toni Rantala (baixo, voz), Ossi Virén (guitarras, voz), e Ikka Valkonen (voz principal), os 2 Wolves são apresentados ao público como uma mistura entre metal sinfónico e industrial, no entanto aquilo que ouvimos em Men Of Honour parece algo sensivelmente diferente. A base é claramente doom, tanto nas guitarras, como na cadência rítmica, e os teclados não estão assim tão presentes como se poderia imaginar, talvez devido a produção. Quanto à suposta parte industrial, essa pouco ou nada se dá por ela. Liricamente, os 2 Wolves exploram temáticas ligadas à expiação, e reconciliação com o passado. No fundo, é como se os Paradise Lost e os Darkseed se fundissem, algures nas geladas paisagens finlandesas.

Não há muito a apontar negativamente a Men Of Honour. Os músicos fazem o seu trabalho de forma competente, o equilíbrio entre vozes grunhidas e cleans é interessante, e nota-se vontade, por parte da banda, em querer expandir um pouco os horizontes. No entanto não é menos verdade que este segundo disco ainda está bem longe de ser um candidato a álbum do ano, e porventura apenas Bygones e Stars, se perfilam como faixas que possam ter algum impacto no ouvinte.

Os condimentos parecem estar encontrados, mas o modo de preparação parece ainda um pouco tosco. É pena.

Nota: 6.8/10

Review por António Salazar Antunes