About Me

Cosmic Despair - "Celebration Of The Wake" Review


Honestamente, o Funeral Doom não é uma onda que eu siga muito. Limito-me a conhecer bandas incontornáveis como os Ahab e os Thergothon.  Recentemente, chegaram-me os Cosmic Despair. Uma banda russa que presta um culto enorme aos Thergothon mas que consegue soar fresca mesmo assim.

O projecto é liderado por Azathoth, guitarrista e baterista. As vozes são assumidas por Stormalv, e os teclados por Sam. O álbum chama-se “Celebration Of The Wake”, o que dá um certo ar cliché à coisa. Ao ouvirmos este registo, não é que o som também não seja previsível, mas ficamos com a sensação de que estamos perante uma banda revivalista do Funeral Doom, ou que toca este género porque gosta, com uma certa frescura no produto final.

O problema é que o Funeral Doom não é um prato que possa ser servido fresco, mas sim muito frio, e é nisso que os Cosmic Despair pecam de certa forma. Raras são as vezes em que existe aqui algo verdadeiramente interessante, limitando-se este álbum a ser visto como mais uma proposta que não é má, mas que não vai revolucionar nada. Valha-nos a cover dos Thergothon, de “The Unknown Kadath In The Cold Waste”, que não peca em aspecto nenhum e resulta bem, sem queixas no final.

Volto a sublinhar, esta banda não é má, mas a verdura que se devia notar num disco de estreia, devia ser a verdura que apontasse que “este prato, mais uns anos e arrefece como o pessoal quer”. O que se passa é o contrário. Não é uma proposta desagradável, mas ficamos com a sensação final que existe aqui um pequeno potencial algo estranho, mas que não é desafiante. E assim falta alguma coragem para voltar a pegar em discos dos Cosmic Despair, honestamente.

Nota: 6.7/10

Review por Diogo Marques