About Me

White Medal - "Yorkshire Heathen Black Metal" Review


Todas as bandas chegam a uma fase em que precisam de fazer uma súmula de todo o trabalho desenvolvido, precisam de olhar para trás e ter a noção do melhor que já fizeram e que não querem deixar para trás. É na senda desta ideia que White Medal trazem a público "Yorkshire Heathen Black Metal", uma espécie de compilação deste projecto britânico de George Proctor, que reúne a demo "Agbrigg Beast" e o EP "Alone As Owt" com mais umas faixas bónus, sendo duas delas inéditas.

Para os desconhecidos, White Medal é um projecto de black metal com uma ideologia pagã cantado em inglês arcaico e que consegue reunir em si atmosfera e crueza misturadas de forma bastante competente.

Os primeiros sete temas desta compilação são correspondentes à demo "Agbrigg Beast" e mostram-nos uma influência vincada de Burzum, embora com leads de guitarra mais acentuadas e melódicas com um andamento moderado e com vocalizações cavernosas como é apanágio do estilo. A produção é muito centrada na guitarra, ocupando esta a posição dominante com uma mistura de riffs melódicos, atmosféricos e crus em algumas ocasiões que se misturam de forma bastante coesa criando uma ambiência peculiar. Do oitavo ao décimo segundo tema temos em destaque o EP "Alone As Owt" que é, consideravelmente, mais rápido e mais cru instrumentalmente mas também vocalmente mais presente onde, em contraste com a demo inicial, a voz era também cavernosa mas mais tenebrosamente discreta. Apesar de serem mais cruas no geral, as faixas desta parte da compilação não esquecem por completo a atmosfera arrastada e penosa dos primeiros temas, sendo antes um aperfeiçoamento da lição aprendida. Seguem-se os dois temas inéditos "Buried Under Runes" e "t'Old Walls Brek" que, só neste registo, vêem a luz do dia. Em relação ao que já se ouviu nesta compilação, pode-se dizer que, estes temas inéditos, possuem uma veia mais simbólica e ambiente que o resto do conjunto que nos é apresentado, onde é perseguida uma certa ideia de ambiência hipnótica que George Proctor almeja alcançar. 

Em suma, esta compilação serve para dar um vislumbre do trabalho desenvolvido até agora, mas também para sermos testemunhos de uma evolução cronológica deste projecto, onde podemos apreciar passado, presente e ansiar pelo futuro!

Nota: N/A

Review por Ruben Mineiro

Comprar