About Me

Gloria Morti - "Lateral Constraint" Review


Os finlandeses sempre tiveram tendência para um perfeccionismo (ou talvez frieza) que permite que sejam reconhecidos à distância. Não é o caso destes Gloria Morti, finlandeses, que se propõem a tocar uma mistela de metal extremo, onde o que impera é o death metal, com alguns arranjos de teclados - embora não tenham nenhum teclista na sua formação - embora no press release e por toda a net se diga que o elemento black metal também está presente. Não sei bem onde se pode encontrar esse elemento, a não ser que os tais arranjos de teclados contem para esse efeito.

A melodia das guitarras lead acaba por ser o grande atractivo (ouvir a "Aesthetics Of Self-Hyperbole" e "Hallucinations") mas não há muito mais a acrescentar além disso. Sendo o quarto álbum de originais, é notória uma progressão a cada trabalho, no entanto, ainda não é suficiente para que faça uma real diferença. Que não seja mal interpretado. A produção aqui é de primeira, temos brutalidade, blastbeats e tudo o mais, só que parece que há algo que impede que as músicas fiquem na memória, tirando algumas breves excepções, como a já mencionada "Hallucionations" que vai crescendo conforme se desenrola.

Para quem não seja muito exigente, "Lateral Constraint" pode satisfazer os desejos de porrada sonora, já que emoções fortes não faltam por aqui - a bateria então é um espectáculo à parte que parece que por vezes é melhor que tudo o resto (a "Slaves" é uma aula do início ao fim). Se desejarem algo mais que apenas um ataque frontal de death metal poderoso e algo técnico na onda do que aquilo que os Zyklon já fizeram, então esta é a vossa praia. Se querem algo mais variado... talvez seja melhor outra coisa qualquer.

Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira