About Me

Nuklear Goat - "Genocidal Storm" Review


O underground nacional, no metal em geral e no black metal em particular, está muito bem servido de uns anos para cá. Inúmeros projectos nasceram no início do milénio e alguns ainda sem mantém, outros deram lugar a novos. É certo que a qualidade em alguns casos não era muito boa, mas pelo menos serviram para manter uma espécie de cena viva - com tudo de bom e de mau que isso acarreta. Apesar de ter abrandado um pouco o ritmo, ainda há espaço para nascimentos de novos projectos e "Genocidal Storm" é o primeiro álbum (apesar da sua curta ligação, é considerado como álbum) de um deles, os Nuklear Goat.

Com membros de Tenebrae, Alcoholocaust, Crepúsculo Maldito, Vai-te Foder, Hellcharge e com ex-membros de In Thy Flesh, Mother Of The Hydra, Goldenpyre, entre outros, os Nuklear Goat apresentam argumentos suficientes para que não se pense neste lançamento como álbum de estreia, tal é a sua maturidade. Talvez a intro fosse desnecessária, embora não seja forçosamente dispensável (talvez seja usada pela banda ao vivo, como abertura dos seus concertos) não acrescenta em nada ao álbum. E depois daí, não há mais descanso no que à qualidade diz respeito. A produção é muito boa, não sendo particularmente cristalina, nem é isso que se pede, mas definida o suficiente para que se percebam riffs de guitarra, baixo e bateria. A voz também não está muito alta na mistura e a composição está muito acima da média. Faixas como a "Nuklear Goat" e "Expiação da Virtude" mostram duas formas de fazer black metal. A primeira mais rápida, in-your-face, sem contemplações, enquanto a segunda intercalando essa abordagem com uma outra mais compassada num ritmo opressivamente lento, com direito a solo e tudo no final.

O único problema aqui contido é mesmo a duração. 28 minutos é manifestamente pouco e o álbum não tem tão pouca variedade que não suportasse com mais uns quatro ou cinco temas em cima. Poderia ter-se ido um pouco mais longe, para a apresentação do primeiro trabalho, mas mesmo assim, com o que "Genocidal Storm" apresenta, ficam boas indicações para o futuro. Para os fãs de black metal nacional, este é uma boa banda/álbum para conhecer.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira