About Me

Omnium Gatherum - "Beyond" Review


Já com uma respeitável carreira, ainda que com uma ou outra oscilação de qualidade, os finlandeses Omnium Gatherum voltam em 2013 com Beyond, o seu sexto disco de originais, após terem no ano passado lançado um bastante bem recebido New World Shadows.

É curioso que apesar de já terem um som mais ou menos identificável, ouvir um disco de Omnium Gatherum parece quase um mini quizz de “identifique as influências”, o que em parte acaba por provar o quão diversificado é o seu som. Isto porque para além do habitual triunvirato de Gotemburgo, é indiscutível que existe uma grande recurso a atmosferas carregadas ala Insomnium, e uma pujança nas guitarras muito na onda de Amon Amarth.  

Ouvir Beyond não se pode dizer que seja uma escuta muito surpreendente. Agradável? Sem dúvida, mas no fundo não difere muito daquilo que a banda nos tem presenciado quase desde o seu início. E pior que tudo, sofre do mesmo problema que sempre pautou a carreira dos OG. Que me perdoem os fãs mais acérrimos, mas os Omnium Gatherum notam alguma dificuldade em injectar a vida e emoção necessárias a uma banda que tem a pretensão de fazer desses atributos, as suas mais-valias.

Seja pela voz monótona do vocalista, ou pela produção, não interessa, Beyond é um disco que sabe bem ouvir sim senhor, mas não é algo que consiga agarrar o ouvinte de uma maneira mais intensa. O mais frustrante é que os condimentos principais estão lá quase todos, bons riffs, solos e leads por todo o lado, e a capacidade de fugir de estruturas mais convencionais, alternando peso com momentos mais serenos. The New Dynamic e Living In Me, acabam por ser os grandes pontos de referencia de um disco que sem duvida funciona melhor quando ouvido de seguida.

Decerto que terá demasiado conteúdo para que funcione apenas como música de fundo, mas fica também a ideia de que não é algo que valha a pena investir demasiado tempo a descobri-lo…e daí talvez não, fica ao vosso critério.

Nota: 7.2/10 

Review por António Salazar Antunes