About Me

Miseration - "Tragedy Has Spoken" Review


Este é o terceiro álbum dos Miseration, um dos muitos projectos do vocalista e multi-instrumentista, Christian Älvestam, que é conhecido principalmente por causa de ter sido o frontman dos Scar Symmetry. O músico deixou muitas saudades aos fãs desta reconhecida banda sueca, mas mesmo depois da sua saída continua muito activo, a participar em álbuns de Solution .45, Atoma, The Few Against Many, Torchbearer e claro, os Miseration.

Älvestam é conhecido pela sua grande voz, muito versátil, capaz de poderosos growls e de excelentes clean vocals, mas aqui as vozes limpas estão em segundo plano, só no final de "Stepping Stone Agenda" e no refrão de "On Wings of Brimstone" é que há espaço para isso. Neste trabalho há pouco espaço para melodia - quer vocal, quer instrumental - o que aqui temos é um álbum de death metal moderno, poderoso e algo técnico. Death metal moderno, não por ter algo a ver com o malfadado deathcore mas pela produção e por algumas passagens à Meshuggah, presentes em algumas músicas como "Ghost Barrier" e "Ciniphes". Também podemos encontrar partes mais thrashy ou atmosféricas durante este trabalho e tudo isto dá variedade ao mesmo e não deixa as músicas entrarem na vulgaridade, no entanto, e apesar do bom nível de todo o álbum, faltam aqui aqueles temas que nos deixam com o queixo caído, presentes nos grandes álbuns. Quanto a Christian Älvestam, a sua performance vocal continua irrepreensível.

"Tragedy Has Spoken" foi um dos bons álbuns de death metal lançados no ano passado, não é um disco genérico e é digno de ser ouvido mais do que uma vez mas, como já foi referido atrás, faltam-lhe apenas as grandes malhas para que mais tarde venha a ser recordado.

Nota: 7.8/10

Review por Mário Santos Rodrigues