About Me

Mono - "For My Parents" Review


For My Parents marca o sexto disco dos Mono, uma das mais interessantes bandas saídas do Japão, praticantes de um post rock instrumental, bastante atmosférico.

Sem exageros, Mono será porventura o que mais de perfeito se fez no espectro da música dreamy. Discos como You Are There e Hymns to the Immortal World, apresentam-se como autênticas bandas sonoras para o divagar da mente. Através de sonoridades calmas e etéreas, a banda consegue criar imagens e paisagens sonoras no subconsciente do ouvinte, de uma forma quase arrepiante, através do recurso à intensidade e repetição de temas que, quase que por magia insistem em não se desgastar.

Para For My Parents a receita é sensivelmente a mesma. Com mais ou menos recurso a partes orquestrais, este é um disco que em nada vem mudar a génese de Mono, que valha a verdade, parece ser imutável.

Legend logo a abrir afigura-se como um tema simplesmente genial. Nestes quase 12 minutos, os Mono contam-nos uma história sónica, cuja ausência de palavras não se faz notar, sendo tão bem substituídas pelos diferentes picos de intensidade que a banda consegue eximiamente gerir.

Padrões que, infelizmente não voltam a ser atingidos, quanto mais ultrapassados, e pese embora a qualidade esteja sempre presente, os arrepios começam pouco a pouco a dar lugar a Déjà vus. Por outro lado, quando em Unseen Harbor a repetição exaustiva começa finalmente a fazer-se notar, ainda que a melodia em questão seja quase perfeita, então fica a ideia de que For My Parents estará um pouco aquém dos discos atrás mencionados.

Ainda assim, lacunas que pouco ou nada beliscam a magnitude da música dos Mono pois For My Parents continua a colocar a banda num nível elevado, e não será de certo motivo de desilusão para os apreciadores do género.

Nota: 8.2/10

Review por António Salazar Antunes