About Me

Stormrider - "The Path Of Salvation" Review


O power metal dos alemães Stormrider é energético e cheio de, perdoem-me a redundância, de poder. O estilo, na sua vertente europeia, sempre foi dado mais às melodias mais cheesy e a um ambiente mais festivo (a vertente happy), culpa - ou mérito - de bandas como Gamma Ray e Helloween. A vertente americana sempre foi dada a ritmos mais duros e a algo que não era thrash mas que também não era heavy metal, sempre com a base lírica acente na fantasia, sendo um dos seus maiores exemplos os Iced Earth.

"The Path Of Salvation" é o terceiro álbum dos alemães e a faixa título abre logo o álbum, sendo a apresentação e declaração de intenções perfeita. Bons ritmos, um bom refrão e bons solos. A voz de Stefan Hebes não é poderosa, mas é grave e afinada o suficiente para não causar dores de ouvidos desnecessárias - a inspiração em Matt Barlow (ex-vocalista dos já referidos Iced Earth, influência     que não aparece por acaso já que "Stormrider" é uma música clássica do grupo americano da Florida) é notória e sem dúvida um ponto a favor.

Com melodia, fruto de alguns leads em harmonia das duas guitarras, poder na forma de ritmos (ou cavalgadas) bem metálicas, com um baixo que não se limita a acompanhar a bateria (ouvir a "Across The Acheron") e uma bateria com pedal duplo a rodos, talvez um pouco afogada nos graves, mas que sem dúvida é acima da média. Liricamente, temos o conceito do "Inferno de Dante" que se espalha pelas dez faixas, sendo o tema mais que apropriado para um álbum de heavy/power metal.

O único problema a apontar é que o álbum, na sua quase hora de duração, pode tornar-se um pouco maçudo, já que quase todas as faixas ultrapassam os cinco minutos (tirando a já mencionada faixa título e a "Walls Of Fire" que surge demasiado cedo no alinhamento), fazendo com que faixas como "The Sentence Divine", apesar de boas, não possam ser apreciadas em toda a sua plenitude. Este é um mal menor porque "The Path Of Salvation" é um álbum que irá agradar a todos os que gostam de poder no seu metal.

 

Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira