About Me

Air Raid - "Night Of The Axe" Review


Mais um álbum de estreia ao bom velho estilo heavy metal dos anos oitenta. A intro de sintetizadores começa por situar a viagem cronologicamente na segunda metade da referida década, sintetizadores esses que desaparecem por completo com a entrada do tema título que verdadeiramente abre o álbum. Apesar de serem suecos, pelo som, dá ideia de que os mesmos são americanos, sem terem muitos tiques europeus - principalmente no que diz respeito ao vocalista, com um tom de voz mais grave do que é esperado, até porque quando se fala de heavy metal europeu, a fronteira com o power metal é muito ténue.

Com um forte feeling tradicional, orgânico e apesar de tudo original, os Air Raid conseguem fazer com que este "Night Of The Axe" soe nostálgico e em simltâneo, actual. Como se o impacto que a NWOBHM nos Estados Unidos tivesse acontecido no início da presente época e não trinta anos atrás. Isto porque soa válido e urgente nos dias de hoje, para todos os apreciadores de heavy metal tradicional, sem misturas e sem concessões. Bons riffs, boa voz, boas harmonias e solos, tudo junto, conjungando o que é um bom álbum de heavy metal, sem ter a pretensão de ser mais que isso mesmo.

É esse espírito despretensioso que faz com que faixas como "Highway Legion" e"Raiders Of Hell, cheias de tudo aquil que já foi feito antes, de forma mais efectiva, sejam até certo ponto viciantes (embora tenha que se admitir que são mais viciantes do que memoráveis). É no fundo o espírito que o ouvinte deve ter em mente quando ouvir este álbum. Poderá não ser, com toda a certeza, um álbum que mude a vida de quem o ouve, mas de certeza que é um álbum que o irá entreter por durante quarenta minutos, se heavy metal tradicional for aquilo que o faz mexer interiormente.
 
Nota: 7.6/10  

Review por Fernando Ferreira