About Me

Centurian - "Contra Rationem" Review


Os Centurian são uma furiosa besta de death metal com raízes satânicas que tem um certo travo a Flórida (assim um cheirinho a Deicide e a Morbid Angel, aqui e ali), no entanto, a sua base é mesmo deste lado do Atlântico, mais concretamente na Holanda, local também cheio de tradição no que ao death metal blasfemo diz respeito. O grupo teve um percurso algo atribulado, sendo que lançaram dois álbuns no final do século passado e no início deste presente e depois acabaram em 2002, com a saída de dois elementos. A banda mudou de nome para Nox, lançou dois EPs e um álbum e como em termos de som a coisa estava bastante próxima ao que os Centuriam eram, eis que resolvem reactivar a banda, colocando os Nox em suspenso.

"Contra Rationem" é uma descarga brutal em menos de meia hora de death metal brutal, sem contemplações e técnico q.b. para manter as coisas interessantes, de tal forma que é possível ouvir vezes sem conta sem se aperceber - o que quer dizer duas coisas, primeiro, que as músicas, apesar de toda a dinâmica inerente, acabam por não se distinguir muito umas das outras. No entanto, não há lugar a marasmo, não há lugar a aborrecimento, não há nenhuma razão que seja que impeça de se ouvir o álbum vez, após vez, após vez.

Para os fãs de death metal americano e holandês (principalmente Sinister), este álbum é um tiro em cheio, será tudo aquilo pelo qual ansiaram. Desde a entrada com "Thou Shalt Bleed" a todo o gás até à que fecha o álbum,a mid tempo opressiva "Adversus", não há momento para parar, para descansar. Todos os outros, de certeza de que não vão encontrar melodia suficiente, breakdowns, ou vozes limpas. Este álbum não é certamente para vocês. Tudo aqui é old school, excepto pela produção, que é do melhor que se pode arranjar. Recomendado para deathsters convictos.
 
Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira