About Me

Endezzma - "Erotik Nekrosis" Review


Mais um álbum de estreia, desta feita de um colectivo norueguês que iniciou o seu percurso discográfico com o EP de 2007 mas apenas em 2012 chegou a este debut. Composto por ex- membros de Vulture Lord, Beastcraft, Urgehal e actuais membros dos Ásmegin e Bloodsworn (incluíndo o já falecido guitarrista Tondr Nefas que teve aqui o seu último trabalho), os Endezzma tocam um híbrido de black metal que não chegando a ser sinfónico (como uns Dimmu Borgir) nem avant garde (como uns Arcturus), são bastante melódicos, não descurando (muito) tudo o que implica o termo black metal.

Quando se fala em melodia, não se pense em grandes orquestrações, ou camadas infindáveis de teclados. A melodia aqui tem mais base nas guitarras (embora os arranjos de teclados em faixas como "Enigma Of The Sullen" também tenham a sua palavra a dizer) e a voz de M. Sorgar não é aquela que típicamente se esperaria de um lançamento black metal. O trabalho de guitarra é mesmo o ponto mais importante a destacar. Sendo o legado de Tondr Nefas, despediu-se em grande, já que é tudo menos convencional, mas sem ser também propriamente experimental. É, resumindo o máximo possível, fantástico.

Claro que atrás não ficam os restantes instrumentalistas. O baixo, teclas e sobretudo bateria, têm prestações fantásticas - "Swansong Of A Giant" é uma daquelas que se sobressaem imediatamente - e a composição é daquelas dinâmicas que cativam pela sua imprevisibilidade mais do que fazendo uso do factor hipnótico, o que ajuda a que este álbum não seja visto como mais um daqueles que já foram feitos muitas vezes e que continuam a ser feitos várias vezes ao ano, por várias bandas distintas. Uma boa estreia que eleva a fasquia bem alta para o trabalho que se segue.
 
Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira