About Me

Silentium / Ar - "The Ancients' Wisdom / The Eternal Circle Of Life" Split Review


Este split reúne dois projectos de Dark Wave/Ambient, de ideologia pagã e ambos oriundos da Ucrânia e reúne dois álbuns e lançados originalmente em cassete nos anos noventa. Silentium é o projecto mais antigo, tendo as suas faixas sido produzidas entre 1988 e 1994 enquanto as de AR foram criadas entre 1992 e 1999. Estas duas bandas marcaram, segundo o press release, a cena do darkwave/ambient ucraniana, teve aqui o seu início ou pelo menos as suas pedras basilares. Se é verdade ou não... vamos partir do princípio que sim.

Silentium é o que apresenta um som mais analógico, com alguns traços de música electrónica dos anos oitenta que já se julgava morta e enterrada e da qual não se sente assim muitas saudades. As faixas são na sua maioria curtas e exploram diversos estados de espírito e diversas dinâmicas que nem sempre resultam da mesma forma - "The Spectrum Of Darkness" e "Cimmeria" são dois exemplos.

Ar, por outro lado, já apresentam um fio condutor mais congruente, tendo no entanto um grave problema, o chamado efeito midi, praga que afectou em muito as bandas de darkwave/ambient, e não só destes géneros (basta pensar em Burzum, fas ambiental de cativeiro), no final dos anos noventa, início do novo milénio. Faixas como "The Winds That Blow From The Black Sea" e  "The Return Of The Horned One (The New Spring Comes)" são daquelas que nos faz interrogar se estamos a ouvir um CD que comprámos ou se deixámos a Super Nintendo ligada outra vez a passar os créditos do Zelda novamente.

Serve como curiosidade para quem quiser conhecer os primórdios da cena ambiental ucraniana e pouco mais que isso. Apesar da apresentação de luxo, em termos sonoros, não há nada aqui que seja verdadeiramente relevante, nem para iniciar quem não está muito dentro do género, nem sequer para aqueles que estão. Um documento histórico que não é tão essencial como isso.
 
Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira