About Me

Heavenward - "Within These Dreams" Review


Mais uma sublabel da Pure Steel Records, esta chamada a Pure Underground Records, que reedita aqui o primeiro álbum dos obscuros Heavenward, originalmente editado em 1991. Conhecendo bem o processo, esta reedição que o álbum deve estar mesmo, mesmo a aparecer aí. Assim temos o referido álbum, as quatro músicas da segunda demo, "At First Nature" e uma música nova que é a que abre esta reedição. Comecemos por aí. "System Going Down" é uma grande faixa, boa produção, bom feeling thrash (a mistura clássica alemã entre o power e o thrash), boa voz, tudo perfeito. Apesar disto, não terá sido a melhor maneira de começar um álbum reeditado. É um assunto sempre sensível, as reedições alterarem os alinhamentos originais e aqui, a solução correcta seria estar no final, para apagar a sensação de compilação que fica no ar.

Outro problema com a primeira faixa é que é tão boa que inevitavelmente se notaria a passagem para o álbum propriamente dito, o que pode levar a que o interesse no álbum esmoreça. Injustamente, porque é um bom álbum, um pouco datado, mas bom. A produção lembra o primeiro álbum de Helloween ou os primeiros  de Blind Guardian, ou do outro lado do Atlântico, a produção dos primeiros álbuns dos Fates Warning ou  Metal Church. Em termos de composição, é power/speed metal, com um certo toque progressivo, um pouco de mistura entre as quatro bandas atrás anunciadas - o espírito das duas bandas alemãs, em conjunto com  algum do tecnicismo dos Fates Warning e a força dos Metal Church. A produção, mais do que a composição, é mesmo o que puxa este álbum para baixo, soando ultrapassada e inadequada para os dias de hoje.

Depois as músicas da demo, tem-se três que já estão no álbum e é um bom exercício de comparação e a produção da demo até soa mais agradável. Continua datada, mas soa mais agradável ao ouvido. As músicas em si são mais speedadas, e há um saudável feeling de nostalgia, próprio de alguns dos lançamentos da época. A "Dreams In Disguise" tem algumas diferenças na sua estrutura, principalmente no início. No geral é uma reedição interessante que, tirando os problemas que já referi, apresenta uma banda do passado que, pela nova música mostrada aqui, indicam que têm argumentos para continuar a dar-nos (boa) música.
 
Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira