About Me

Pombagira - "Maleficia Lamiah" Review


Caso se perguntem, apenas duas faixas são suficientes para fazer um álbum de doom metal de quarenta minutos com certos tiques psicadélicos. Fazer algo deste género envolve sempre riscos e o principal é o de criar com duas faixas duas formas de vencer as insónias mais teimosas. Apesar do nome estranho, os Pombagira não são propriamente novatos nestas andanças, já que este é o quinto álbum desde que iniciaram actividades em 2006 e que em todos os álbuns, o número de faixas e o tempo que as mesmas ocupam ronde o mesmo (o primeiro, "The Crooked Path" de 2008, tem cinco faixas, mas é duplo; o terceiro, "Baron Citadel" de 2010, com quatro faixas em setenta minutos).

O duo composto por Carolyn na bateria e por Pete na voz e nas guitarras conseguem contornar o factor aborrecimento de forma quase surpreendente. É certo que tanto o tema título como "Grave Cardinal" são duas viagens a parte incerta passando por outras partes incertas, isto é, depois de ouvir o álbum até ao final, não se pode dizer que tenha momentos marcantes que fiquem gravados na memória. Fica gravado o facto da viagem ter sido agradável mas não se consegue justificar com muita clareza esta posição. É por isso, um álbum que exige muito do seu ouvinte. Exige que seja ingerido muitas vezes e digerido outras tantas.

Apesar de se encontrar algumas vezes, um certo sentimento de desconexão entre os vários momentos - soando como se fossem várias músicas numa só do que propriamente uma só música com diversas fases - há um certo encanto neste álbum que obriga a no final querer ouvi-lo mais uma vez. No final de cada nova audição, ainda persiste a vontade de querer ouvir mais, e a frustração do álbum não ter sido absorvido na sua totalidade. Ou se desiste ou se continua a ouvir. Os amantes do doom não deverão ter muitas dúvidas em continuar.

 
Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira