About Me

Rotten Sound - "Species At War" Review


Uma crítica que demora mais tempo a ler do que a apreciar o objecto dessa mesma crítica já diz muita coisa. Quer acerca da crítica quer acerca daquilo que é criticado. Ora os Rotten Sound lançaram um EP com apenas oito minutos como que a dar início às festividades da ocasião do seu vigésimo aniversário. Seis faixas em oito minutos até está dentro da média daquilo que os finlandeses costumam apresentar. Ora "Species At War", liricamente, explora o conceito da guerra, não que as letras sejam perceptíveis através das vociferações de Keijo Niinimaa, mas os títulos e as letras não deixa muito à imaginação.

Keijo acaba por confirmar isso mesmo que, "Species At War" pega onde "Cursed" tinha ficado, ou seja nas maldições da humanidade, sendo que "Species At War" foca as consequências causadas pelas guerras entre as diferentes guerras e culturas. Apoiados nessa necessidade de fechar um capítulo tanto musicalmente como liricamente, a banda resolveu elevar a fasquia termos de peso e caos. E temos aqui muito peso, consequência das influências death metal (o som das guitarras faz mesmo lembrar a distorção clássica de Entombed) e das influências grindcore (o estilo de composição tem muito de Napalm Death antigo, num caos mais organizado.

Portanto, não há muito que enganar. Grindcore, som bruto e clássico, o tempo voa. Volta a carregar no play. Grindcore, som bruto e clássico, o tempo voa. Já estão a perceber não já? Se vale o dinheiro tendo em conta que se trata apenas de oito minutos, é discutível. Por vezes são lançados cds de setenta minutos que não têm tanta qualidade como os oito aqui contidos por isso... para fãs de Grindcore, de certeza de que não existirão dúvidas.

 

Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira