About Me

Voivod - "Target Earth" Review


Os canadianos Voivod são das bandas de thrash metal mais visionárias e à frente do seu tempo. De facto, o lendário estatuto de que a banda goza continuou inabalado mesmo depois do falecimento de Piggy, o guitarrista da banda. Apesar desse duro golpe, os Voivod deram a volta por cima, mostrando mais um pequeno gesto da sua grandeza e que pode ser visto também em "Target Earth", o primeiro álbum que não contém riffs póstumos de Piggy, sendo uma espécie de novo ponto de partida para este colectivo e também uma nova forma de renascer perante os fãs com um novo ímpeto.

"Target Earth" tem início com a faixa título que, após um riff de baixo cheio de groove, nos traz riffs extremamente orelhudos e a voz característica de Snake. A nível instrumental, este tema possui uma dinâmica que é impressionante, sendo bastante fluído com remate num solo de guitarra bastante bem colocado. Após o início promissor segue-se "Kluskap O'Kom", um tema mais directo que remete para a sonoridade da banda em álbuns como Killing Technology", assim a título de exemplo. Com um começo meio orientalizante segue-se "Empathy for the Enemy" e já se torna possível de afirmar que revisitar o período áureo da banda deu frutos, porque até agora o álbum traz-nos faixas extremamente bem compostas e cheias de dinâmica e de um certo vício auditivo que faz o ouvinte querer repetir uma e outra vez. Tendo uma certa afinidade com uma veia tanto ou quanto progressiva na sua sonoridade, o tema "Mechanical Mind", o mais longo do disco, atesta isso mesmo, mostrando que a banda consegue estender-se na duração das canções e mantendo o interesse com um certo hipnotismo orgânico que é destilado dos riffs de Chewey. Todo o registo mantém uma certa coerência, o que lhe dá uma grande solidez o que faz com que quem ouve, não se sinta defraudado com tema algum, mas pelo contrário ainda abra a boca com espanto ao ouvir malhas como "Warchaic". Na recta final destacam-se os temas "Kaleidos" e "Corps Étranger", que além de serem temas irrepreensíveis, mostram que os Voivod são uma banda que não tem difuculdades em reviver o passado, aperfeiçoá-lo e dar-lhe um brilhante futuro.

Em suma, "Target Earth" é um novo horizonte e uma nova vida para os Voivod, onde estes ainda têm o poder de ser e fazer coisas relevantes e repletas de qualidade.

Nota: 9.3/10

Review por Ruben Mineiro